Análise estratégica de uma empresa do ramo de reciclagem através dos parâmetros da tríade da sustentabilidade

Autores

  • Jackson Epaminondas de Sousa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Robson Fernandes Barbosa Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Dalva Damiana Estevam da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Resumo

A Revolução Industrial foi o marco inicial para formação do atual modelo de sociedade, de caráter consumista, impondo uma pressão cada vez maior sobre os recursos naturais, aumentando as preocupações com o meio ambiente e com a manutenção da vida, com isso inúmeras empresas estão implantando mecanismos e estratégias de gestão ambiental. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar as estratégias de uma empresa do ramo de reciclagem diante dos parâmetros da tríade da sustentabilidade que é composta de: gestão ambiental; responsabilidade social e desenvolvimento econômico. Para alcançar este objetivo utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo, sendo feitas entrevistas não estruturadas com o gerente da organização, utilizando como fator de análise estratégica a matriz SWOT. Os resultados são bem expressivos, e observou que nos três níveis da tríade da sustentabilidade, a empresa tem inúmeros pontos fortes e grandes oportunidades, porém, a empresa tem que tomar algumas providências, pois existem fraquezas e ameaças que devem ser controladas, para que a empresa mantenha-se competitiva no mercado de reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Epaminondas de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduando em Engenharia de Produção pela UFCG

Robson Fernandes Barbosa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Graduado em Administração de Empresas pela UFCG e Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB, atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Dalva Damiana Estevam da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB

Tecnóloga em Gestão Ambiental pelo IFPB

Downloads

Publicado

2015-02-19

Como Citar

SOUSA, J. E. de; BARBOSA, R. F.; SILVA, D. D. E. da. Análise estratégica de uma empresa do ramo de reciclagem através dos parâmetros da tríade da sustentabilidade. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 01–06, 2015. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/2515. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)