ANÁLISES DE CASOS DE DENGUES NO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA, PARAÍBA

Autores

  • Adriana Maria dos Santos IFPB - VERBO EDUCACIONAL
  • Vitória Régia Gouveia de Almeida Universidade Federal de Campina Grande- Campus Patos
  • Luciano de Brito Júnior Universidade Federal de Campina Grande- Campus Patos

Palavras-chave:

Dengue, Saúde Pública, Saneamento Básico, Espaço Urbano

Resumo

A dengue é hoje a arbovirose mais importante do mundo, nos últimos anos o Brasil por seu clima quente e úmido vem sofrendo um epidemia de casos de patologias relacionadas a vírus transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, nesta perspectiva o presente estudo tem como objetivo, analisar os casos de dengue registrados no município de Água Branca - PB, objetivando contribuir para um melhor entendimento de alguns dos seus principais agentes etiológicos assim como apontam meios para minimização dos quantitativo de casos. A partir de uma análise qualitativa e quantitativa tivemos apreciação de dados de registro de casos no estado e no município, onde vimos que a área está contida na zona de risco global, nos últimos anos tivemos o registro no estado de 12.4056 no últimos 14 anos, e no munícipio, 2014 foram registrados apenas 12 casos, em 2015, 337 casos e em 2016 os dados que foram coletados de janeiro a março foram registrados 99 casos, o que demonstra um percentual altíssimo para apenas três meses. Com a análise qualitativa vimos que o espaço urbano desordenado e a falta de saneamento básico, coleta irregular de resíduos, deficiência na distribuição hídrica podem ser fatores preponderantes para o desenvolvimento das larvas do mosquito.   Com isso pode se dizer que, trabalhos deste tipo trazem informação na área de gestão em saúde e prevenção ao mosquito, consequentemente, podem gerar divulgação, refletindo em melhorias desenvolvimento social de programas e ações para a população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Maria dos Santos, IFPB - VERBO EDUCACIONAL

Graduanda em Tecnologia em Segurança no Trabalho, IFPB, Campus Patos. Especializando em Higiene e Segurança no Trabalho, Verbo Educacional. Professora da Escola Técnica Pernambucana

Vitória Régia Gouveia de Almeida, Universidade Federal de Campina Grande- Campus Patos

Graduanda em Ciências Biológicas

Luciano de Brito Júnior, Universidade Federal de Campina Grande- Campus Patos

Professor Assistente

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

DOS SANTOS, A. M.; DE ALMEIDA, V. R. G.; JÚNIOR, L. de B. ANÁLISES DE CASOS DE DENGUES NO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA, PARAÍBA. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 07–15, 2016. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4284. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos