Impactos das alterações de uso e ocupação do solo considerando a variabilidade climática e hidrológica na região do semiárido

Autores

  • Mariana da Silva de Siqueira
  • Hugo Morais de Alcântara
  • George do Nascimento Ribeiro
  • Paulo da Costa Medeiros
  • João Paulo Sobral Dias Afonso
  • Aline Carla de Medeiros
  • Patricio Borges Maracajá

Resumo

- O uso e ocupação do solo associado a variabilidade climática em regiões semiáridas influenciam diretamente o regime hidrossedimentológico de pequenas bacias hidrográficas estritamente rurais. O quinto relatório do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) alertou sobre fenômenos climáticos e meteorológicos extremos como secas e eventos de chuvas intensas. No semiárido brasileiro as áreas rurais são ocupadas prioritariamente por agricultores familiares que tem seu modo produtivo baseado no cultivo de sequeiro e na pecuária de subsistência fortemente dependentes do clima, sendo assim, uma região muito vulnerável a essas mudanças climáticas. Para caracterização do clima futuro foram utilizadas anomalias médias de precipitação para o período de 2040-2069 projetadas por seis modelos climáticos do IPCC.Este trabalho visa diagnosticar o impacto de mudanças climáticas sobre a lâmina escoada e a produção de sedimentos em uma pequena bacia hidrográfica, utilizando ferramentas computacionais como a plataforma SegHidro e o modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tool). Foi possível identificar que haverá uma redução na precipitação e uma consequente redução na produção de sedimentos e escoamento superficial na área da bacia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-09-22

Como Citar

SIQUEIRA, M. da S. de; ALCÂNTARA, H. M. de; RIBEIRO, G. do N.; MEDEIROS, P. da C.; AFONSO, J. P. S. D.; MEDEIROS, A. C. de; MARACAJÁ, P. B. Impactos das alterações de uso e ocupação do solo considerando a variabilidade climática e hidrológica na região do semiárido. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 139–149, 2017. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5272. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>