Avaliação socioeconômica dos impactos da seca 2012-2016 no perímetro irrigado de São Gonçalo – PB

Autores

  • Francisco Fabrício Damião de Oliveira Universidade Federal de Campina Grande
  • Glaucio de Meneses Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Valterlin da Silva Santos Universidade Federal de Campina Grande,
  • Caio Franklin Vieira de Figueiredo Faculdade Internacional da Paraíba
  • Breno José Barbosa Lima Araújo Faculdade Integrada de Patos

Palavras-chave:

Semiárido. Perímetro Irrigado. Impactos. Seca.

Resumo

A região semiárida do nordeste brasileiro sofre com o estigma da seca desde séculos passados. Prejuízos como: falta de água para abastecimento, agricultura e pecuária, são os resultados mais frequentes. Desde 2012, essa região está sofrendo as consequências da pior seca da história. Muitos reservatórios secaram completamente. O reservatório de São Gonçalo, que devido à atual seca deixou de atender integralmente o suprimento de água para o Perímetro Irrigado de São Gonçalo. Com isso esse trabalho teve o objetivo de analisar o impacto econômico e social gerado pela atual seca (2012-2016) no Perímetro Irrigado de São Gonçalo – PB. Foi determinada uma amostra representativa e probabilística dos irrigantes colonos, em seguida feita uma entrevista com os irrigantes colonos com ajuda de um questionário semiestruturado. Como resultados, foi diagnosticado que a maioria dos irrigantes moram em residências construídas em alvenaria, tem sistema de abastecimento de água, tem algum grau de escolaridade, mas, por outro lado, perderam as suas culturas agrícolas por completo, precisando de procurar outras maneiras para sobreviver. È preciso que políticas públicas de convivência com a seca seja implantada, buscando com isso a igualdade social entre as famílias, condições de emprego e consequentemente um acréscimo na renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Fabrício Damião de Oliveira, Universidade Federal de Campina Grande

Técnico em Agropecuária junto a Escola Agrotécnica Federal de Sousa (IFPB), Graduado em Engenharia Ambiental junto a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Pós-Graduação (especialização) em Engenharia de Segurança do Trabalho junto a FIP - Faculdades Integradas de Patos, campus II- João Pessoa-PB, Aluno do curso de Pós-Graduação (especialização) em Gestão Ambiental junto a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - CCJS (campus de Sousa-PB).

Glaucio de Meneses Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Engenharia Ambiental junto a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, Aluno do curso de Pós-Graduação (especialização) em Gestão Ambiental junto a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - CCJS (campus de Sousa-PB).

Valterlin da Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande,

Possui graduação em Engenharia Civil (2004) , mestrado em Engenharia Civil e Ambiental (2007) na área de concentração Recursos Hídricos, doutorado em Recursos Naturais (2011). Professor Classe C - Adjunto, Nível III da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Sousa. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais do Centro de Tecnologia Agroalimentar Universidade Federal de Campina Grande, campus de Pombal.

Breno José Barbosa Lima Araújo, Faculdade Integrada de Patos

Graduado em Engenharia Ambiental junto a Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Downloads

Publicado

2017-10-16

Como Citar

OLIVEIRA, F. F. D. de; SOUSA, G. de M.; SANTOS, V. da S.; FIGUEIREDO, C. F. V. de; LIMA ARAÚJO, B. J. B. Avaliação socioeconômica dos impactos da seca 2012-2016 no perímetro irrigado de São Gonçalo – PB. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 168–173, 2017. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5332. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)