Ação ectoparasitária da própolis vermelha em caprinos naturalmente infestados por piolhos do gênero Bovicola caprae
Resumo
Objetivou-se avaliar a ação dos extratos hidro alcoólicos de plantas e do extrato de própolis vermelha a 30% sobre a pediculose em caprinos. O trabalho foi desenvolvido utilizando-se 30 caprinos SRD, com idades variadas, naturalmente infestados por B. capraee L. stenopsis, destribuídosem seis tratamentos e cinco repetições, onde se teve o cuidado de não utilizar animais em gestação para os tratamentos com extrato de pereiro e Triatox® devido o risco de aborto em decorrência da aplicação, para o extrato a partir da própolis vermelha foram utilizados cabritos que eram os animais que apresentavam o maior grau de infestação do rebanho. As observações e contagens dos insetos malófagas foram realizadas três vezes com intervalo de 15 dias do lado esquerdo do animal, desde o pescoço até a coxa. Aos 14 dias após a aplicação dos tratamentos, os animais que tiveram redução no número de piolhos foram os tratados com o extrato de Angico seguido pelo tratamento químico, enquanto que os animais tratados com extrato de pereiro e extrato de própolis apresentaram aumento no número de piolhos. Porém, aos 30 dias de experimento verificamos que houve uma mudança nos resultado, pois nas cabras tratadas com extrato de Pereiro e extrato de própolis apresentaram os melhores resultados com diminuição expressiva do número de piolhos. Existe possibilidade de controlar a pediculose através da substituição do uso de produtos químicos pelo uso de extratos da casca de angico, extratos da casca do pereiro e extrato de própolis vermelha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.