Benefícios da conectividade das colmeias para o bem-estar das abelhas
Keywords:
comportamento, cognitivo, sustentabilidade.Abstract
Promover o bem-estar das abelhas envolve criar e manter um ambiente que suporte a conectividade física e ecológica das colmeias. Colmeias localizadas em ambientes bem conectados, com acesso a recursos e condições adequadas, tendem a experimentar menos estresse. Isso é crucial para a saúde das abelhas, pois o estresse pode afetar a cognição e o comportamento das abelhas. A conectividade permite um gerenciamento mais eficiente das colônias, reduzindo problemas como falta de alimento e exposição a patógenos. A comunicação entre colmeias e a coordenação de recursos contribuem para a eficiência na coleta de néctar e pólen, além de melhorar a saúde geral das colônias. Colmeias em ambientes conectados têm maior resiliência a choques ambientais e doenças, devido à diversidade e à colaboração entre diferentes colônias. Uma rede de colmeias situadas em áreas com diversidade floral oferece uma variedade de fontes de alimento. Isso é crucial para a saúde das abelhas, pois proporciona uma dieta equilibrada que melhora a nutrição e a imunidade. A diversidade de plantas em áreas conectadas pode promover a polinização cruzada, o que é benéfico tanto para as abelhas quanto para os ecossistemas em geral. Incentivar a criação de corredores ecológicos e áreas de vegetação diversificada para conectar habitats de abelhas pode ajudar a manter colônias saudáveis. Assim como planejar a disposição dos apiários de forma que permita fácil acesso a recursos e promova a conectividade pode beneficiar a saúde e a produtividade das abelhas. Colmeias conectadas, tanto no sentido de proximidade quanto em termos de recursos e manejo integrado, têm mais chances de prosperar e contribuir para a saúde e a produtividade das colônias.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Nágela Maria Henrique Mascarenhas (Autor)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.