DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores/as

  • Alane Rayane Sales Solano Universidade Estadual da Paraiba
  • Dalila Regina Mota de Melo Universidade Estadual da Paraíba
  • Joilma Maria de Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Lisiane Lucena Bezerra Universidade Estadual da Paraíba

Palabras clave:

Palavras-chave, Formação docente. Desafios. Estágio.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi identificar os desafios enfrentados pelos professores orientadores na realização do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Agrárias da UEPB e apontar caminhos para melhoria da realização do estágio da formação docente. A pesquisa foi conduzida em 2016 na Escola Agrotécnica do Cajueiro/UEPB. Foi aplicado um questionário contendo cinco perguntas que foram aplicadas aos professores orientadores do estágio. Conclui-se que os desafios enfrentados pelos professores orientadores do estágio é a falta de tempo, tanto para os professores e/ou estagiários, a falta de condições adequadas de trabalho e experiência profissional dos estagiários. Os caminhos para melhoria do estágio foram: melhores condições de trabalho em sala de aula; maior tempo no estágio; o aluno estagiário deve superar o medo e a insegurança para assumir a sala de aula e o professor supervisor de Estágio deve acompanhar efetivamente o aluno durante o desenvolvimento do estágio.

Biografía del autor/a

Alane Rayane Sales Solano, Universidade Estadual da Paraiba

Licenciada em Ciências Agrárias

Dalila Regina Mota de Melo, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciada em Ciências Agrárias, Doutora em Fitotecnia, professora do Departamento de Agrárias e Exatas.

Joilma Maria de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciada em Ciências Agrárias

Lisiane Lucena Bezerra, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciada em Ciências Agrárias, Doutora em Fitotecnia, professora do Departamento de Agrárias e Exatas.

Citas

DALBEN, A. I. L. F. Trabalho escolar e conselho de classe. Campinas: Papirus, 2004.

BURIOLLA, M. A. F. Supervisão em serviço social: o supervisor, sua relação e seus papéis. 2.ed. São Paulo: Cortez, 1996.

NASCIMENTO, A. M.; ANSELMO, K. B. O estágio curricular obrigatório e o trabalho do professor orientador: limites e tensões. Disponível em: < http://www.anpae.org.br/seminario/ANPAE2012/1comunicacao/Eixo04_37/Ana%20Maria%20do%20Nascimento_res_GT4.pdf>. Acesso em: 06 out. 2016.

PASSERINI, G. A.. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.

SACRISTÁN, J. G. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: NÓVOA, António (org) Profissão professor. 2ª edição. Porto: Porto, 2003.

Publicado

2018-08-22

Cómo citar

Sales Solano, A. R., Mota de Melo, D. R., de Souza, J. M., & Lucena Bezerra, L. (2018). DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES ORIENTADORES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 7(5), 21–26. Recuperado a partir de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/5886

Número

Sección

VIII Semana de Licenciatura em Ciências Agrárias