MARCAS QUE FICAM: IMPLICAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA VIDA DA MULHER
Resumo
Tendo em vista que a violência contra a mulher faz parte de um contexto histórico faz-se necessário refletir e reforçar as mudanças ocorridas em relação ao espaço feminino, dessa forma, o presente estudo justifica-se por trazer informações que fogem da superficialidade de um assunto que infelizmente ainda é muito presente na realidade brasileira, proporcionando reflexões para todos os profissionais. O estudo segue mediante a problemática: O que pode ser feito para combater a violência doméstica contra mulheres ou evitar suas consequências? A relevância está no fato de trazer informações importantes no que condiz a violência doméstica contra a mulher. Analisar os motivos e as consequências da violência doméstica contra mulheres, bem como descrever a tipologia dessa violência; identificar as principais consequências que se manifestam nas vítimas e compreender o que pode ser feito para minimização dos casos. O estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, no qual baseou-se em estudos recentes encontrados em sites acadêmicos, como scielo, google acadêmico. Antigamente as mulheres eram tidas como entes privados e domésticos, dependentes e subordinadas aos homens e a sua vontade, uma propriedade destes. Nesse contexto, a violência era legitimada pela sociedade, pois o que ocorria no âmbito doméstico dizia respeito apenas ao casal. A violência doméstica é um tema que tem ocupado lugar de destaque entre as preocupações cotidianas da sociedade em geral, fazendo com que exista um esboço para a superação ocorrido. A violência tem caráter comum em diferentes classes sociais e culturais e se manifesta de diversas formas. Diante do que foi abordado tem-se que a violência contra a mulher ainda é um fenômeno comum e que merece uma atenção especial, sendo através da criação de estratégias e do incentivo a denuncia que se pode pensar na erradicação de tal violência. O profissional pode estar trabalhado no intuito de promover ações, objetivando proteger as famílias e a vítima.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.