Interferências semântico-pragmáticas mobilizadas na leitura dos gêneros de humor nas provas do ENEM

Autores

  • Sayonara Abrantes de Oliveira
  • Symara Abrantes Albuquerque de Oliveira Cabral
  • Thereza Shopia Jácome
  • Diego Passos dos Santos
  • Maria Carmem Batista de Alencar
  • Narcaangela Queiroga da Silva
  • Ana Paula Morais Neves
  • Jessica Duarte de Oliveira
  • Marcia Maria Mendonça Xavier Paula
  • Anna Catarina Costa Paiva
  • Jose Odonil Gomes dos Santos

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as questões de provas do ENEM - 2012 visando reconhecer sob qual perspectiva os gêneros de humor são explorados nas questões, vislumbrando os embricamentos semânticos e pragmáticos neles contidos, para identificar a perspectiva de leitura adotada na avaliação da capacidade de compreensão do aluno egresso do Ensino Médio. Parte-se do pressuposto de que a leitura de gêneros humorísticos requer habilidades de leitura específicas devido à complexidade da construção dos significados dos mesmos, o caráter multimodal e atravessamento dos fenômenos semânticos e pragmáticos, como também, a constituição originalmente ambígua da língua. Nesse limiar, ler o humor e compreendê-lo exige do leitor uma interação efetiva com os contextos, tanto do universo semântico, quanto do pragmático, nos quais o reconhecimento do humor, segundo Magalhães (2010) e Possenti (1998, 2010) constituem o termômetro indicador da compreensão destes universos significativos entrecruzados no texto. Reconhecendo a complexidade desses gêneros, são fundamentais as ações educacionais nas quais os alunos sejam capazes de reconhecer o conteúdo comunicativo posto no texto e as relações estabelecidas no plano do linguístico e desses com o conhecimento de mundo através de inferências. Como base teórica, são estabelecidos diálogos com Bakhtin (2003, 2006), Brait (2012), Marcuschi (2008) e Ramos (2012) para estabelecer a caracterização dos gêneros de humor; em Raskin apud Magalhães (2010) e Possenti (1998, 2010) na perspectiva das teorias do humor e suas contribuições para o desenvolvimento da compreensão; em Ilari (2000, 1997), Moura (2006), Koch e Elias (2011), Koch (2011), Geraldi (1984), Ferraz (2011), serão discutidos os aspectos semânticos e pragmáticos mobilizados durante as inferências, os processos referenciais, ou seja, as relações de significação. Enfim, a partir da análise das questões elaboradas, através dos gêneros humorísticos, na referida prova, são discutidas relações pertinentes à capacidade de ler e compreender propostas pela avaliação.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Oliveira, S. A. de, Cabral, S. A. A. de O., Jácome, T. S., Santos, D. P. dos, Alencar, M. C. B. de, Silva, N. Q. da, Neves, A. P. M., Oliveira, J. D. de, Paula, M. M. M. X., Paiva, A. C. C., & Santos, J. O. G. dos. (2015). Interferências semântico-pragmáticas mobilizadas na leitura dos gêneros de humor nas provas do ENEM. Informativo Técnico Do Semiárido, 9(1), 91–97. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/3303

Edição

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Revisão Bibliográfica