CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: Experiência realizada na Escola Marta Nóbrega Rodrigues no Município de Malta-PB
Resumo
O presente trabalho irá apresentar o desenvolvimento de uma das ações desempenhada na Escola Marta Nóbrega Rodrigues por Euzimar Gregório dos Santos, que atuava como professora e voluntária na comunidade escolar trabalhando o tema Educação Ambiental. Este projeto visa fortalecer um exercício de cidadania consistente e atuante junto a Educação Ambiental trabalhado com os alunos do 5º ano da Escola Municipal Marta Nóbrega Rodrigues. A partir da década de 1980, uma revisão das ciências e de seu ensino tem proporcionado um campo mais fértil para debates sobre o meio ambiente. É nesse contexto que a Educação Ambiental pode contribuir, tanto para o ensino formal quanto em atividades do ensino não-formal. Para atender a necessidade humana foi-se desenhando uma equação desbalanceada: retirar, consumir e descartar. A importância de abordar a Educação Ambiental como proposta inovadora para a formação cidadã é a alternativa mais justa no momento. Apesar de tratar-se de uma proposta nova, a Educação Ambiental surge como uma Pedagogia da ação, em que se faz necessário um processo permanente de formação orientado para a preservação e conservação do meio ambiente. Diante disso, este projeto tem como objetivo analisar a percepção da Educação Ambiental sobre os olhares dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Marta Nóbrega Rodrigues no município de Malta – PB. As informações coletadas compreendem basicamente a necessidade de se lutar em prol de um modelo educacional que venha a conter efeitos nocivos das sociedades humanas sobre o meio. Fica evidente a importância de sensibilizar os humanos para que ajam de modo responsável e com consciência coletiva, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro. Entendo-se por Educação Ambiental os processos por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade
de vida e sua sustentabilidade. Constatou-se nos alunos entre outras coisas, a existência de uma atitude passiva pela questão em discussão, embora haja a consciência de que a Educação Ambiental é um componente essencial à solução ou combate à crise enfrentada no planeta. Os educadores dentro da Educação Ambiental devem sensibilizar o alunado a buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando-o a analisar criticamente os princípios que tem levado à destruição inconseqüente dos recursos naturais.