INTERCAMBIO AGRICOLA NO HAWAII/EUA: PRODUCAO DE ABELHAS RAINHA

Autores

  • Daniel Santiago Pereira Instituto Agropolos

Resumo

Os métodos de produção de rainhas tiveram origem nos países de longa tradição apícola da Europa, porém sua evolução tecnológica prosseguiu nos novos territórios para onde o colonizador europeu levou suas abelhas, principalmente os Estados Unidos da América do Norte, dando origem a uma importante indústria, altamente especializada. Presentemente, a produção de rainhas é um segmento básico da indústria apícola em todas as nações detentoras de apicultura tecnologicamente evoluída. Objetivou-se realizar um estágio de vivencia em uma unidade de exploração da produção de rainhas virgens e fecundadas. Com o propósito de obter informações relativas a produção de rainhas de abelhas Apis mellifera sp. , foi realizado um estagio de 6 meses no período de 12 de agosto de 2008 a  14 de fevereiro de 2009, na Hawaiian Queen CO., cidade de Captain Cook, estado do Hawaii, EUA. Durante o estágio foram acompanhadas atividades ligadas a alimentação das colônias, produção de abelhas e mel, confecção de colméias, e produção de rainhas. Muitas das tecnologias utilizadas durante o estágio são pouco aplicáveis ao regime apícola brasileiro, e/ou necessitam de adaptações frente à africanização de nossas abelhas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Santiago Pereira, Instituto Agropolos

Engº Agrônomo, M.Sc. Ciências Animais, Instituto AGROPOLOS - ATER: Apicultura e Meliponicultura, Av. Santos Dumont, Aldeota, 60.150-161/ Fortaleza-CE, Brasil. Pesquisador Colaborador do Centro Tecnológico em Apicultura (CETEC), UFERSA, Mossoró-RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-03-24

Como Citar

Pereira, D. S. (2011). INTERCAMBIO AGRICOLA NO HAWAII/EUA: PRODUCAO DE ABELHAS RAINHA. Informativo Técnico Do Semiárido, 4(1), 11–18. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/520

Edição

Seção

Artigos