Mandalas: integrando arte e agroecologia na escola Roberto Remigi, Castanhal-PA

Autores

  • Lana Fraga
  • Fernando Sarmento Favacho
  • Patricio Borges Maracaja UFERSA
  • Aline Carla de Medeiros
  • Anderson Bruno Anacleto de Andrade

Resumo

Fomos desafiados a empreender um ensino que relacionasse a disciplina de Arte com a realidade do trabalho no campo com uma abordagem agroecológica. Em 2012 e 2013 executamos ações educativas sob a ótica da Arte e da Agroecologia. Organizamos uma configuração interdisciplinar usando “mandalas” como tema na escola Roberto Remigi. Optamos pelo método da pesquisa-ação utilizando o principio educativo do trabalho e da pesquisa como indutores dos procedimentos para a integração e verificação dos resultados. Houve resistência entre professores e gestores no processo coletivo de integração disciplinar em contraposição ao que sugere os PCN’s para o ensino da Arte. A conexão do ensino da Arte com a realidade agrícola dos Educandos/as foi possibilitada pela abertura das fronteiras disciplinares arranjadas nas adesões voluntárias ao tema articulador. Revelou-se como uma configuração integrada importante na perspectiva da permanência dos jovens agricultores na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricio Borges Maracaja, UFERSA

Departamento de Ciencias Vegetais

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

Fraga, L., Favacho, F. S., Maracaja, P. B., Medeiros, A. C. de, & Andrade, A. B. A. de. (2018). Mandalas: integrando arte e agroecologia na escola Roberto Remigi, Castanhal-PA. Informativo Técnico Do Semiárido, 8(1), 105–118. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/6021

Edição

Seção

Artigos