ANÁLISE COMPARATIVA DO TEMPO DE ENTREVERDES DE SEMÁFOROS NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB

Autores

  • Augusto Sérgio Sampaio Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba
  • Loredanna Melyssa Costa de Souza
  • Hugo Leonardo Sampaio Lopes
  • Cleuton de Sousa Silva

Resumo

Atualmente, os centros urbanos vem crescendo de maneira incontrolável, a partir disso, a população acaba evoluindo e consequentemente seus meios de transporte vão se tornando cada vez mais comuns e numerosos, gerando problemas de gerencimento do tráfego viário, como: estresse e acidentes, diante disso, os semáforos são os principais alvos a serem estudados no presente artigo, mais precisamente os seus tempos de “entreverdes”. O presente trabalho tem como finalidade analisar comparativamente o tempo de entreverdes dos semáforos de regiões que possuem maior fluxo viário no município de Patos, localizado na Paraíba, com os cálculos teóricos. Foram feitas as medições dos cruzamentos da rua Felizardo Leite, Porfírio da Costa, Prado e da avenida Solon de Lucena, renomeadas de Tipo A, B, C e D respectivamente, junto a isso, analisado todos os fatores referentes para que sejam possíveis os cálculos utilizando a fórmula de Grazis. Observou-se que, de acordo com as vias estudadas, foram determinadas as velocidades adequadas, com todos os parâmetros, gerando os valores de 3 segundos de sinal “amarelo” para as ruas e 4 segundos para a avenida. Para o valor de vermelho geral, foi determinado o valor aproximado de zero segundos para todos os pontos de semáforos verificados no trabalho. De acordo com os dados colhidos nos semáforos, houve certo desencontro entre a literatura e medição real dos semáforos, para os sinais amarelos, todos os semáforos foram medidos com 4 segundos, porém nas ruas bastam 3 segundos, o tempo de vermelho geral não foi necessário pelos cálculos da equação de Grazis em nenhum sinal analisado, porém nos tipos C e D foram verificados 2 segundos desse tempo, gerando assim, a percepção de considerações de segurança a mais, ou seja, os problemas de acidentes não são causado pelos tempos de “entreverdes” dos semáforos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Sérgio Sampaio, Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas - Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1981) e Doutorado em Agronomia pela Universidade de Córdoba (UCO) - Córdoba Espanha (1995) convalidado pela USP/ESALQ como Doutor em Ciencias : Entomologia e Estágio de Pós Doutorado em Plantas Toxicas para abelhas (Apicultura) na UNESP/CEIS - Rio Claro - SP. em 2005-2006 e possui a segunda Graduação em Licenciatura em Teologia pelo CENPRAC da Diocese de Santa Luzias em Mossoró - RN (2007). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande - PB - BRASIL.

Downloads

Publicado

2020-07-07

Como Citar

Sampaio, A. S., Souza, L. M. C. de, Lopes, H. L. S., & Silva, C. de S. (2020). ANÁLISE COMPARATIVA DO TEMPO DE ENTREVERDES DE SEMÁFOROS NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB. Informativo Técnico Do Semiárido, 13(1), 84–89. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/8236

Edição

Seção

Artigos