A LITERATURA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: NARRATIVA COMO FERRAMENTA DO CUIDADO
Resumo
Introdução: A medicina é localizada na confluência de várias ciências, mais do que uma ciência propriamente dita. A preocupação corrente sobre o futuro da prática clínica frente aos avanços tecnológicos e a má avaliação dos pacientes acerca da assistência que lhes foi ofertada reforçam a necessidade de habilidades das ciências humanas no cuidado em saúde. Tendo a literatura, as histórias, como elemento estruturador das sociedades, a efetiva prática médica, exigirá do médico uma competência narrativa a partir da adoção da análise textual do discurso daquele de que se cuida. Objetivo: O objetivo deste estudo, então, é identificar a literatura na formação médica como ferramenta para o melhor cuidado. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório utilizando de fontes secundárias, como livros de leitura correntes, livros de referência, artigos de periódicos e obras de estudo. Resultados: identificou-se que os mecanismos clínicos e educacionais tornam a literatura uma ferramenta para a melhoria do cuidado médico. Além disso, destaca-se a importância da competência do médico em ser consciente e judicioso, baseando-se nas melhores evidências e utilizando os recursos tecnológicos mais adequados e disponíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-07-26 (2)
- 2023-07-26 (1)