Análise da inclusão nas escolas de ensino fundamental de Mossoró usadas como campo de estágio pelos alunos do curso de ciências biológicas da UERN

Authors

  • Bárbara Bruna Maniçoba Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Ismênia Gurgel Martins
  • Anairam de Medeiros e Silva
  • Maria de Jesus Maniçoba Pereira
  • Thayse Cavalcante da Rocha
  • Renata Alves Nicácio
  • Patrício Borges Maracajá

Abstract

A inclusão é um processo bastante estudado nos dias de hoje pela sua grande importância quando se refere à função de tentar inserir pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE) junto à sociedade atual. Uma das formas mais eficazes de inserção é por meio do Ensino Regular em classes comuns juntamente a outros alunos portadores ou não de algum tipo de necessidade especial. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como os professores e equipe gestora trabalha com o processo de inclusão nas escolas de ensino fundamental de Mossoró – RN. Para isso, foram utilizadas três escolas de ensino fundamental da rede pública, onde a população a ser pesquisada foi constituída pelos professores atuantes nas mesmas, bem como a equipe gestora. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo questões aberta e fechadas. Ao aplicar esse instrumento foi possível constatar que a equipe gestora, bem como os professores não apresentam um preparo didático pedagógico suficiente para atender as crianças portadoras de necessidades especiais; formação específica inicial e continuada, e estrutura física adequada do ambiente escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bárbara Bruna Maniçoba Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Bióloga Licenciada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Mestranda em Sistema Agroindustriais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Published

2015-07-22

How to Cite

Pereira, B. B. M., Martins, I. G., Silva, A. de M. e, Pereira, M. de J. M., Rocha, T. C. da, Nicácio, R. A., & Maracajá, P. B. (2015). Análise da inclusão nas escolas de ensino fundamental de Mossoró usadas como campo de estágio pelos alunos do curso de ciências biológicas da UERN. Informativo Técnico Do Semiárido, 9(2), 25–29. Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/INTESA/article/view/3506

Issue

Section

Artigos