Uma abordagem sobre os dilemas da avaliação escolar
Abstract
A cultura escolar, não sabe descrever a aprendizagem do aluno sem passar pela avaliação. A avaliação tem um lugar natural na escola. É como se o ato de ensinar-aprender ficasse mutilado sem a avaliação. Assim, as três dimensões ensinar-aprender-avaliar são entendidas indissociáveis no âmbito do ensino escolar. Avaliar a aprendizagem significa mais do que conferir ou aferir respostas corretas dadas pelos alunos em relação às questões previamente definidas pelo professor examinador. No contexto escolar, quaisquer formas de avaliações, sejam provas, trabalhos em grupo, pesquisas, participação do aluno nas atividades rotineiras de sala de aula, ao serem avaliadas, deverão, sempre, constituir-se em novo momento de descoberta e possibilidade de novas aprendizagens, ou seja, algo dinâmico e não estático. A avaliação deve contemplar aspectos qualitativos que são difíceis de serem mensurados, pois, envolvem objetivos subjetivos, postura, política, crenças e valores. Os instrumentos de avaliação são determinados pelas ideias e modelos da realidade em que o profissional atua (instituição). Serve como um meio de controle, feito através de atribuição de pontos ou notas, para que os alunos realizem as tarefas e tenham comportamentos esperados, no qual o professor e a instituição desejam. Os estudos sobre avaliação escolar nunca se esgotam, mas percebe-se a necessidade de que antes de qualquer mudança no processo avaliativo é necessário que haja uma mudança de postura de todos os envolvidos com a educação dos alunos e futuros educadores.
Palavras-chave: Avaliação. Contexto escolar. Dilemas.