Análise da inclusão nas escolas de ensino fundamental de Mossoró usadas como campo de estágio pelos alunos do curso de ciências biológicas da UERN
Resumen
A inclusão é um processo bastante estudado nos dias de hoje pela sua grande importância quando se refere à função de tentar inserir pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE) junto à sociedade atual. Uma das formas mais eficazes de inserção é por meio do Ensino Regular em classes comuns juntamente a outros alunos portadores ou não de algum tipo de necessidade especial. Diante disso, a presente pesquisa tem por objetivo analisar como os professores e equipe gestora trabalha com o processo de inclusão nas escolas de ensino fundamental de Mossoró – RN. Para isso, foram utilizadas três escolas de ensino fundamental da rede pública, onde a população a ser pesquisada foi constituída pelos professores atuantes nas mesmas, bem como a equipe gestora. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo questões aberta e fechadas. Ao aplicar esse instrumento foi possível constatar que a equipe gestora, bem como os professores não apresentam um preparo didático pedagógico suficiente para atender as crianças portadoras de necessidades especiais; formação específica inicial e continuada, e estrutura física adequada do ambiente escolar.