O LIVRO DA LEI SAGRADA UM SÍMBOLO QUE DIVIDE

Autores

  • Ailton Elisiário de Sousa LOJA MAÇÔNICA DE ESTUDOS E PESQUISAS RENASCENÇA N° 1

Resumo

A questão da regularidade maçônica dividiu a Maçonaria em dois blocos: o anglo-saxônico e o latino. O primeiro é capitaneado pela Grande Loja Unida da Inglaterra e o segundo pelo Grande Oriente da França. O ponto fundamental de divergência entre os dois blocos é a questão do Grande Arquiteto do Universo. A ruptura entre as duas potências proveio da posição assumida pelo Grande Oriente da França que retirou de seus postulados a expressão Grande Arquiteto do Universo e do Altar dos Juramentos o Volume da Lei Sagrada. Os Maçons prestam os seus juramentos sobre o Volume da Lei Sagrada, a fim de lhes dar um caráter solene e sagrado. Este trabalho analisa esta questão.

Referências

ASLAN, Nicola. História Geral da Maçonaria – Período Operativo. Rio de Janeiro; Editora Aurora. S/data,

ASLAN, Nicola. Landmarques e Outros Problemas Maçônicos. Rio de Janeiro: Editora Aurora. S/data.

BAYARD, Jean-Pierre. A Espiritualidade da Maçonaria. Da Ordem Iniciática Tradicional às Obediências. São Paulo: Madras. 2004.

COSTA, Frederico G. & CASTELLANI, José. O Rito Moderno. A Verdade Revelada. Londrina: A Trolha. 1990.

DYER, Colin F. W. O Simbolismo na Maçonaria. São Paulo: Madras. 2006.

SENNA, Vanildo de. Landmarques. Tese para o I Congresso Maçônico Internacional de História e Geografia. Academia Brasileira Maçônica de Letras. Rio de Janeiro. 1981.

SENNA, Vanildo de. Fundamentos Jurídicos da Maçonaria Especulativa. Tese para o I Congresso Maçônico Internacional de História e Geografia. Academia Brasileira Maçônica de Letras. Rio de Janeiro. 1981.

Downloads

Publicado

2017-08-19

Edição

Seção

Peças de Arquiterura (Artigos e Revisões Cientificas)