A ESPIRITUALIDADE NA MAÇONARIA
Resumo
Este trabalho busca despertar nos maçons o sentido espiritual, místico, oculto e esotérico, contidos na filosofia da Sublime Ordem. O propósito é tentar elevar o nível de percepção ao estudo dos temas Maçônicos e, com isso, tornar o Maçom mais consciente de seu dever para com os Irmãos, para com sua Loja e para com a Ordem Maçônica, buscando as diretrizes que lhe proporcionarão descobrir as maravilhosas pérolas contidas nos ensinamentos da Maçonaria.
Referências
ACADEMIA MAÇÔNICA DE LETRAS – Formação Social da Maçonaria– (Anais do I Congresso Internacional de Historia e Geografia) Volume II – Rio de Janeiro - 19 a 21 de março de 1981 - Impresso na Gráfica Editora Aurora.
ASLAN Nicola - Comentários ao Ritual de Aprendiz – Vade-Mecum Iniciático. Editora maçônica – Rio 1977. 2ª Edição.
ASLAN Nicola – Estudos Maçônicos sobre Simbolismo – 3ª Edição – Editora Aurora – Rio – 1981.
ASLAN, Nicola – Grande Dicionário Enciclopédico de Maçonaria e Simbologia – Volumes I, II – Editora
ARTENOVA – 1974; Volume III – 1975 e Volume IV – 1976.
BOUCHER Jules – A Simbólica Maçônica (Segundo as regras da Simbólica esotérica e tradicional) – Título Original: LA SYMBOLIQUE MAÇONNIQUE – Tradução de FREDICO OXANAM PESSOA DE BARROS.
CASTELLANI José – Liturgia e Ritualística do Grau de Aprendiz Maçom (Em todos os Ritos) – Editora A GAZETA MAÇÔNICA – 1987.
GLEPB – GRANDE LOJA MAÇÔNICA DO ESTADO DA PARAÍBA - Ritual de Aprendiz Maçom do REAA – Edição (1928) 2012.
____________________Ritual de Companheiro Maçom do REAA – Edição (1928) 2012.
____________________ Ritual de Mestre Maçom do REAA – Edição (1928) 2012.
LEADBETATER C. W. 33º – A Vida Oculta na Maçonaria – Editora Pensamento – Tradução da 2 Edição de 1928 por J. Gervásio de Figueiredo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).