A REVOLTA DO QUEBRA QUILOS
Resumo
O Século XIX foi palco no Brasil de diversas revoluções de cunho popular. Em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, surgiu a Confederação do Equador (1824), efêmera república proclamada por Manuel de Carvalho Pais de Andrade. Os insurretos foram derrotados em Olinda, após combates violentos em Pilar e Itabaiana.Referências
ALMEIDA, Elpídio de. História de Campina Grande. Livraria Pedrosa. Campina Grande. 1962.
ALMEIDA, Horácio. História da Paraíba. Tomo II. Conselho Estadual de Cultura. Editora da UFPB. João Pessoa. 1997.
CÂMARA, Epaminondas. Datas Campinenses. 1947.
FREIRE, Carmen Coelho de Miranda. História da Paraíba. 3ª edição. A União. João Pessoa. 1981.
LIMA, Damião et alii. Estudando a História da Paraíba. Uma coletânea de textos didáticos. Editora Cultura Nordestina. Campina Grande. 1999.
NETO, Dorgival Terceiro. Gente de Ontem Histórias de Sempre. Edições Itacoatiara. João Pessoa. 1991.
PALMEIRA, Balila. Barão do Abihay, sua vida, sua obra, seus descendentes. João Pessoa. 1986.
PIMENTEL, Cristino. Mais um Mergulho na História Campinense. Edições Caravela. Campina Grande. 2001.
PINTO, Luís. Fundamentos da História e do Desenvolvimento da Paraíba. Editora Leitura. Rio de Janeiro. 1973.
PINTO, Luís. Síntese Histórica da Paraíba. Editora Ouvidor. Rio de Janeiro. 1960.
SOUSA, Ailton Elisiário. Memorial Maçônico de Campina Grande. 8 Anos e mais de Regeneração Campinense. Regeneração Campinense: Campina Grande. 2006.
ZENAIDE, Hélio Nóbrega. Notas para A História da Maçonaria na Paraíba. Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. Anais do Ciclo de Debates. A Paraíba Nos 500 Anos De Brasil. João Pessoa. Secretaria de Educação e Cultura do Estado. João Pessoa. Abril/2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).