A construção da imagem do ator político na atualidade
Abstract
Atualmente, várias são as artimanhas utilizadas para persuadir o cidadão. Estas são criadas através das chamadas estratégias de marketing político, que utilizam a mídia como o principal veículo, através da qual os atores políticos fazem seus apelos aos cidadãos, ora evocando a proximidade, incorporando o personagem do homem comum ou se distanciando, personificando a imagem do líder charmoso. A fachada do ator no espetáculo político influencia na clareza e na manipulação da informação e dela deriva o conjunto que inspira confiança no público. Para a maioria dos atores políticos essa fachada encontra-se bem distante de sua pessoa, de seu caráter, ou melhor, de sua aparência real. E, como se torna quotidiana, tal fachada se desgasta com grande frequência, necessitando de constantes renovações. Através da análise do material bibliográfico selecionado para fundamentar a presente produção acadêmica, pode-se perceber que a farsa da mentira, definida por Roger-Gérard Schwartzenberg nos primeiros anos da década de 1970, encontra-se cada vez mais forte no cenário político atual (mesmo depois de mais de quarenta anos), alimentando o espetáculo político, que com seu poder, seduz o cidadão-espectador, limitando seu espaço e voz nas decisões políticas.
Palavras-chave: Ator político. Imagem. Processo de construção.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta é uma revista de acesso livre, onde, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
Autores que publicam na Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH) concordam com os seguintes termos:
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à OBRA à Revista Brasileira de Filosofia e História (RBFH), representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua João Pereira de Mendonça , 90 Bairro Petropolis em Pombal - PB doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir: 1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida. 2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica através da assinatura deste termo impresso que deverá ser submetido via correios ao endereço informado no início deste documento. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.