AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO E POPULAR SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS JUNTO A ALUNOS DE GRADUAÇÃO
Palavras-chave:
Medicinar tradicional. Fitoterapia. Conhecimento empírico.Resumo
O uso de plantas com alguma finalidade medicinal é uma questão cultural em diversas comunidades a centenas de anos, onde a principal forma de transmissão do conhecimento popular se dá por meio oral e gestual. No entanto, esse conhecimento tem se perdido ao passar dos anos sendo necessário a adoção de medidas que busquem resgatar o conhecimento acerca da utilização de plantas medicinais. Diante desse contexto, objetivou-se realizar um levantamento com alunos de graduação de distintas áreas a respeito do conhecimento sobre o uso de plantas com propriedades medicinais, possibilitando a divulgação do conhecimento popular a respeito da utilização de plantas medicinais. Foram realizados questionários com alunos de graduação dos Campi do Instituto Federal da Paraíba de Catolé do Rocha e Souza. O questionário era composto por perguntas objetivas e subjetivas e de natureza quantitativa, uma vez que os resultados foram transformados em números e opiniões, afim de classificá-los e analisá-los. A partir dos dados foi possível verificar que 75% dos entrevistados fazem ou já fizeram uso de alguma planta medicinal, principalmente, em forma de chás. Os mesmos também afirmaram que passaram a conhecer as plantas medicinais a partir de seus familiares e pessoas mais idosas que fazem uso. Isso mostra a importância do conhecimento popular a respeito das plantas medicinais, servindo como fonte alternativa para suas necessidades básicas de saúde.Downloads
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Publicado
2017-01-27
Como Citar
NÓBREGA, J. S.; SILVA, F. de A. da; BARROSO, R. F.; CRISPIM, D. L.; OLIVEIRA, C. J. A. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO ETNOBOTÂNICO E POPULAR SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS JUNTO A ALUNOS DE GRADUAÇÃO. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 07–13, 2017. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/4701. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
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