Percepção dos banhistas quanto aos riscos à saúde existentes na areia da praia de Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ/Brasil.
Palavras-chave:
Percepção, Microrganismos, Contaminação, BanhistasResumo
Danos à saúde podem ser provocados por microrganismos patogênicos em humanos decorrentes do contato com areia da praia, constituindo, também, um problema de saúde pública no Brasil. Avaliar a percepção da qualidade e risco a saúde nessa areia por usuários dessa praia demostra-se como desafio para entender sua relação com o meio e a tomadas de decisões de gestores na saúde. Para isto, esse trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos banhistas quanto aos riscos à saúde nas areias de praia de Guaratiba – RJ. Por qual, foi realizado um estudo exploratório descritivo, aplicando uma entrevista semiestruturada em banhistas, acima de dezoito anos, aleatoriamente. Observou-se que existia uma percepção sobre avaliação da qualidade da areia em sua amplitude, existe referenciais de doenças, dentre as mais citadas a micose, doença possível de se contrair, e que os entrevistados indicam que a educação ambiental se torna a maneira mais viável de conscientização sobre o riscos associados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-06-01
Como Citar
DA SILVA, K. L. O.; RAMOS, Y. J.; CUNHA, A. dos S. Percepção dos banhistas quanto aos riscos à saúde existentes na areia da praia de Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ/Brasil. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 129–137, 2017. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/5177. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Termo de cess