Degradação do rio Paraíba do Sul no Município de Três Rios: causas e consequências

Autores

  • Luã Cunha Alves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • André Luiz Anjos de Figueiredo Departamento de Ciências do Meio Ambiente, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Talita Santiago Lopes Universidade Federal Fluminense
  • Johnatan Jair de Paula Marchiori Discente do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada - PPGFBA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Fabíola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido Departamento de Ciências do Meio Ambiente, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
  • Fábio Souto de Almeida Departamento de Ciências do Meio Ambiente, Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6214-397X

DOI:

https://doi.org/10.18378/rbga.v14i2.7555

Palavras-chave:

conservação, poluição, recursos hídricos

Resumo

O rio Paraíba do Sul apresenta relevante importância para o abastecimento de água e para a geração de energia para a população do Estado do Rio de Janeiro, possuindo ainda expressiva biodiversidade associada. Esse trabalho teve como objetivo estudar a degradação do rio Paraíba do Sul no Município de Três Rios-RJ. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre as causas e consequências das alterações ambientais relacionadas aos cursos d’água e sobre as principais atividades antrópicas fontes de impactos ambientais presentes no Município de Três Rios. Além disso, foram realizadas atividades de campo para identificar os impactos ambientais relevantes associados ao rio, tendo sido ainda utilizadas a matriz de interações e a rede de interações na previsão dos impactos. Dentre os impactos identificados estão o aumento da erosão do solo, a alteração da qualidade da água do rio e o seu assoreamento, alterações nas comunidades bióticas associadas ao rio e a degradação da paisagem. Os impactos sobre a socioeconomia incluem a redução da disponibilidade de água potável para consumo humano, a redução do pescado, o aumento da incidência de doenças, o aumento da probabilidade da ocorrência de alagamentos e inundações e efeitos negativos sobre as atividades recreativas. São necessárias ações para minimizar a degradação ambiental associada ao rio, como a fiscalização, o tratamento de efluentes líquidos, a redução da geração de resíduos sólidos e a sua correta destinação e a utilização da educação ambiental para sensibilizar a população para a necessidade da conservação do rio Paraíba do Sul.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luã Cunha Alves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduado em Gestão Ambiental, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

André Luiz Anjos de Figueiredo, Departamento de Ciências do Meio Ambiente, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestrado em Logística, Professor do Departamento de Ciências do Meio Ambiente, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Talita Santiago Lopes, Universidade Federal Fluminense

Mestrado em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense

Johnatan Jair de Paula Marchiori, Discente do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada - PPGFBA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduação em Agronomia, discente do Programa de Pós-Graduação em Fitossanidade e Biotecnologia Aplicada - PPGFBA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Fabíola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido, Departamento de Ciências do Meio Ambiente, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutora em Agronomia, Professora do Departamento de Ciências do Meio Ambiente,  Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Fábio Souto de Almeida, Departamento de Ciências do Meio Ambiente, Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Departamento de Ciências do Meio Ambiente, Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Insetos, Conservação da Natureza e Avaliação de Impactos Ambientais.

Referências

ALMEIDA, F.S.; GARRIDO, F.S.R.G.; ALMEIDA, A.A. Avaliação de impactos ambientais: uma introdução ao tema com ênfase na atuação do Gestor Ambiental. Diversidade e Gestão, v.1, n.1, p.70-87, 2017.

ALMEIDA, F.S.; VARGAS, A.B. Bases para a gestão da biodiversidade e o papel do Gestor Ambiental. Diversidade e Gestão, v.1, n.1, p.10-32, 2017.

ALVES, L.C. Medidas mitigadoras dos impactos ambientais causados por hidrelétricas sobre peixes. Além Paraíba. Monografia / (Monografia de Graduação) – Instituto Superior de Educação Profª Nair Fortes Abu-Merly da Fundação Educacional de Além Paraíba, 2011.

ANA – Agência Nacional de Águas. Fatos e tendências: água. 2009. Disponível: <http://arquivos.ana.gov.br/imprensa/publicacoes/fatosetendencias/edicao_2.pdf>. Acesso em: 12 abr. 2019.

ANA – Agência Nacional de Águas. Estudos auxiliares para a gestão do risco de inundações: bacia do Rio Paraíba do Sul. 2019a. Disponível: <http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/noticias-antigas/sa3-21-do-esgoto-na-bacia-do-rio-paraaba-do-sul.2019-03-15.7145670833>. Acesso em: 30 mai. 2019.

ANA – Agência Nacional de Águas. Comitês de Bacia Hidrográfica. 2019b. Disponível: < https://www.ana.gov.br/gestao-da-agua/sistema-de-gerenciamento-de-recursos-hidricos/comites-de-bacia-hidrografica-antigo>. Acesso em: 26 dez. 2019.

ANA – Agência Nacional de Águas. Águas do Rio: um panorama geral da disponibilidade hídrica no Estado fluminense. 2015. Disponível: <http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/@inter_vpres_geiat/documents/document/zwew/mte4/~edisp/inea0118222.pdf>.Acesso em: 26 abr. 2019.

ARMAS, E.D.; MONTEIRO, T.R.; AMANCIO, A.V.; CORREA, R.M.L.; GUERCIO, M.A. Uso de agrotóxicos em cana-de-açúcar na bacia do Rio Corumbataí e o risco de poluição hídrica. Química Nova, v.28, n.6, p.975-982, 2005.

AVELLAR, R.G. Rio Paraíba do Sul – sua importância como recursos hídrico e os impactos de sua exploração em relação aos usos múltiplos / (Trabalho de Conclusão de Curso) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET, Rio de Janeiro, 2015.

BARBOSA, A.A.; OLIVEIRA, G.M.; OLIVEIRA, T.J. Histórico de enchentes em Itajubá/MG. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v.9, n.4, p.125-140, 2015.

BELTRAME, T.F.; LHAMBY, A.R.; BELTRAME, A. Efluentes, resíduos sólidos e educação ambiental: Uma discussão sobre o tema. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v.20, n.1, p.351-362, 2016.

BENTO, M.C. Propostas de manejo para Unidades de Conservação em função de sua cobertura florestal: estudo de caso no Município de Três Rios – RJ / (Monografia de Graduação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2014.

BERRIEL, T.C.S. Estratégias pró-preservação do domínio das ilhas fluviais do rio Paraíba do Sul diante da UHE Itaocara – Rio de Janeiro: uma perspectiva no âmbito da valoração ambiental e da mobilização social / (Dissertação de Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Instituto Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2010.

BIZERRIL, C.R.S.F. A ictiofauna da bacia do rio Paraíba do Sul. Biodiversidade e padrões biogeográficos. Brazilian Archives of Biology and Technology, v.42, n.2, p.1-17, 1999.

BONFIM, J.M. Proposta de uma mini estação modular de tratamento de esgoto para o município de Três Rios-RJ / (Monografia de Graduação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2017.

BRASIL - Código Florestal. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. Lei Nº 12.651 de 25 de maio de 2012. 2012. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm>. Acessado em: 10 jun. 2019.

BRASIL - Estatuto das Cidades - Lei No 10.257 de 2001. 2001. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10257.htm>. Acessado em: 26 dez. 2019.

BRITO, R.M.R.; ASP, N.E.; BEASLEY, C.R.; SANTOS, H.S.S. Características sedimentares fluviais associadas ao grau de preservação da mata ciliar - Rio Urumajó, nordeste paraense. Acta Amazonica, v.39, n.1, p.173-180, 2009.

CESAR, M.V.; DUARTE, G.M. A qualidade do ambiente e as doenças de veiculação hídrica. Geosul, v.24, n.49, p.63-78, 2010.

COPPETEC - Fundação COPPETEC. Ocorrências de Desastres Naturais entre 2000 e 2012 por Região Hidrográfica. Instituto Estadual do Ambiente (INEA). 46p. 2014.

CONTRERA, J.M.A.D.; ALMEIDA, F.S.; SANTOS, A.C.; ANDRADE, T.A.G. Análise da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos nos Municípios do Estado do Rio de Janeiro e o Papel dos Aterros Sanitários na Diminuição dos Impactos Ambientais. Anuário do Instituto de Geociências – UFRJ, v.41, p.178-185, 2018.

DEVIDE, A.C.P.; CASTRO, C.M.; RIBEIRO, R.D.L.D; ABBOUD, A.C.S.; PEREIRA, M.G.; RUMJANEK, N.G. História Ambiental do Vale do Paraíba do Sul, Brasil. Revista Biociências, v.20, n.1, p.12-29, 2014.

EMATER. CPLAN/NIDOC Acompanhamento Sistemático da Produção Agrícola – ASPA, Estado do Rio de Janeiro, 2018. Sistema AGROGEO Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Disponível em http://www.emater.rj.gov.br/images/munic2018.htm. Acessado em: 01 jul. 2019.

FREITAS, M.B.; BRILHANTE, O.M.; ALMEIDA, L.M. Importância da análise de água para a saúde pública em duas regiões do Estado do Rio de Janeiro: enfoque para coliformes fecais, nitrato e alumínio. Caderno de Saúde Pública, v.17, n.3, p.651-660, 2001.

FURTADO, B.A. A Gestão Ambiental Empresarial: O caso de indústrias alimentícias de Três Rios-RJ / (Monografia de Graduação), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2015.

GIL, A.C. Método e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas S.A, 2008.

GLOBO - Ações de fiscalização contra pesca ilegal são reforçadas em Paraíba do Sul, RJ. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2018/09/29/acoes-de-fiscalizacao-contra-pesca-ilegal-sao-reforcadas-em-paraiba-do-sul-rj.ghtml>Acessado em: 12 jun. 2019.

GOMES, O.V.O.; MARQUES, E.D.; SOUZA, M.D.C.; SILVA-FILHO, E.V. Influência antrópica nas águas superficiais da cidade de Três Rios, (RJ). Geochimica Brasiliensis, v.27, n.1, p.77-86, 2013.

GONÇALVES, B.; MATIAS, D.K.V.M.M.; LANZENDOF, F.N. Poluição e escassez de animais na lagoa do Imaruí: possíveis causas e sua influência na vida da população ribeirinha. Revista Malêutica, v.5, n.1, p.17-25, 2017.

HARTWIG, E.B. O assoreamento na bacia hidrográfica do Arroio Fortunato, Município de São Lourenço do Sul, RS / (Trabalho de Conclusão de Curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, São Lourenço do Sul, 2011.

HILSDORF, A.W.S.; RESENDE, E.K.; MARQUES, D.K.S. Genética e conservação de estoques pesqueiros de águas continentais no Brasil: situação atual e perspectivas. Corumbá: Embrapa, 2006.

HONJI, R.M.; TOLUSSI, C.E.; CANEPPELE, D.; POLAZ, C.N.M.; HILSDORF, A.W.S.; GUIMARÃES, R. Biodiversidade e conservação da ictiofauna ameaçada de extinção da bacia do Rio Paraíba do Sul. Revista de Biologia, v.17, p.18-30, 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2019. Disponível em <https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo.html?id=449576&view=detalhes>. Acessado em: 26 abr. 2019.

INEA – Instituto Estadual do Ambiente Boletim Consolidado: qualidade das águas – regiões hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro. 2018. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Boletins-consolidados-por-RH-2018-NOVO.pdf Acessado em: 10 jun. 2019.

INEA – Instituto Estadual do Ambiente 2019. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/Portal/MegaDropDown/EstudosePublicacoes/EIARIMA/index.htm&lang= Acessado: 06 jun. 2019.

INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em:<http://www.inpe.br/queimadas/bdqueimadas>. Acessado em 31 de maio de 2019. 2019.

MALAFAIA, J.P. Levantamento dos agentes poluidores do rio Paraíba do Sul no município de Três Rios. Dissertação de Mestrado / (Dissertação de Mestrado) - Centro Universitário Plínio Leite, Niterói, 2005.

MALAFAIA, J.P.; MIRANDA, A.C.; GOMES, H.P. A bacia do rio Paraíba do Sul: cenário de uma atividade de Eaa partir de problemas ambientais. Revista Científica ANAP, v.5, n.5, p.01-12, 2012.

MMA – Ministério do Meio Ambiente. Água. 2019. Disponível: http://www.mma.gov.br/agua.html. Acessado em: 12 abr. 2019.

MORAES, D.S.L.; JORDÃO, B.Q. Degradação de recursos hídricos e seus efeitos sobre a saúde humana. Revista de Saúde Pública, v.36, n.3, p.370-374, 2002.

MORCERF, C.B. Infraestrutura Verde como medida de prevenção e mitigação de desastres naturais – Estudo de Caso Muriaé/MG / (Monografia de Graduação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2014.

NUNES, R.Z.; MENEZES, J.M.C.M.; ALMEIDA, F.S. Variação sazonal no número de focos de calor detectados por satélites em unidades de conservação federais no Estado do Rio de Janeiro e a influência de características das áreas protegidas. Diversidade e Gestão, v.2, n.1, p.26-35, 2018.

OLIVEIRA, D.N. Dinâmica do crescimento urbano-industrial do Município de Três Rios: impactos ambientais e vulnerabilidade social / (Monografia de Graduação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2014.

OLIVEIRA, D.N.; MILWARD-DE-AZEVEDO, J.A. Dinâmica do crescimento urbano-industrial do Município de Três Rios/ RJ: notas sobre os impactos ambientais e vulnerabilidade social. Espacios, v.36, n.20, p.1-16, 2015.

OLIVEIRA, L.M.; VOLTOLINI, J.C.; BARBÉRIO, A. Potencial mutagênico dos poluentes na água do rio Paraíba do Sul em Tremembé, SP, Brasil, utilizando o teste Allium cepa. Revista Ambiente & Água, v.6, n.1, p.90-103, 2011.

PEIXOTO JÚNIOR, I.A. A poluição do rio Paraíba do Sul e a educação como alternativa para sua preservação. (Monografia de Graduação) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos, Rio de Janeiro, 2007.

PETTIS, J.S.; LICHTENBERG, E.M.; ANDREE, M.; STIZINGER, J.; ROSE, R.; VANENGELSDORP, D. Crop pollination exposes honeybees to pesticides which alters their susceptibility to the gut pathogen nosema ceranae. Plos One, v.8, n.7, e70182, 2013.

PINTO, N.P. Avaliação dos impactos ambientais e medidas mitigadoras de empreendimentos de mineração a céu aberto no Brasil / (Monografia de Graduação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2018.

PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos. Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm/ Acessado em: 11 jun. 2019.

PMTR – Prefeitura Municipal de Três Rios. 2019. Disponível em: http://www.tresrios.rj.gov.br/pontos-turisticos-de-tres-rios/ Acessado em: 05 mai. 2019.

PORCHER, L.C.F.; POESTER, G.; LOPES, M.; SCHONHOFEN, P.; SILVANO, R.A.M. Percepção dos moradoras sobre impactos ambientais e as mudanças na pesca em uma lagoa costeira do litoral Sul do Brasil. Boletim do Instituto de Pesca, v.36, n.1.p.61-72, 2010.

RIGOTTO, R.M.; VASCONCELOS, D.P.; ROCHA, M.M. Uso de agrotóxicos no Brasil e problemas para a saúde pública. Cadernos de Saúde Pública, v.30, n.7, p.1-3, 2014.

RIMA CTR Três Rios - Relatório de Impacto Ambiental da CTR de Três Rios. 2015. Disponível:http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwew/mdk1/~edisp/inea0095944.pdf. Acessado em: 10 jun. 2019.

RIO DE JANEIRO. DZ-041.R-13 – Diretriz para realização de Estudo de Impacto Ambiental – EIA e do respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA. 1997. Disponível:http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/@inter_pres_aspres/documents/document/zwff/mda3/~edisp/inea_007166.pdf. Acessado em: 29 mai. 2019.

SANCHEZ, L.A. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina do Textos, 2008.

SANTOS D, BAHIA VG, TEIXEIRA WG (1992) Queimadas e erosão do solo. Informe Agropecuário 16(176): 52-68.

SANTOS, GM, SANTOS, ACM (2005) Sustentabilidade da pesca na Amazônia. Estudos Avançados 19(54): 165-182.

SILVA, P.C.F.; ANDRADE, E.; ROSSINI-PENTEADO, D. Mapeamento de perigos e riscos de inundação: uma abordagem semiquantitativa. Revista do Instituto Geológico de São Paulo, v.2, n.35, p.13-38, 2014.

SILVA, L.F.T.C.; BEZERRA, J.F.R.B.R.; GUERRA, A.J.T. Implicações da mudança na cobertura vegetal em relação à erosão na sub-bacia hidrográfica do rio São Pedro – RJ. Revista Geonorte, v.3, n.10, p.1-16, 2012.

SILVÉRIO NETO, R. Caracterização espacial da cobertura florestal dos municípios da Microrregião de Três Rios – RJ / (Monografia de Graduação) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2014.

SILVÉRIO NETO, R.; BENTO, M.C.; MENEZES, S.J.M.C.; ALMEIDA, F.S. Caracterização da cobertura florestal de unidades de conservação da Mata Atlântica. Floresta e Ambiente, v.22, n.1, p.32-41, 2015.

SOUZA JR, D.I. A degradação da bacia do rio Paraíba do Sul. Engevista, v.6, n.3, 2004.

SOUZA, R.F.O. Análise dos impactos ambientais ocasionados por usinas hidrelétricas no Brasil / (Monografia de Graduação) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Três Rios, 2017.

STEFFEN, G.P.K.; STEFFEN, R.B.; ANTONIOLLI, Z.I. Contaminação do solo e da água pelo uso de agrotóxicos. Tecno-Lógica, v.15, n.1, p.15-21, 2011.

SUASSUNA, J. A má distribuição da água no Brasil. 2015. Disponível: <http://reporterbrasil.org.br/2004/04/b-artigo-b-ama-distribuicao-da-agua-no-brasil/>. Acessado em:12 abr. 2019..

TCE - Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. Estudos Socioeconomicos dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro, 2018. Disponível: http://www.tce.rj.gov.br/. Acessado em: 25 abr. 2019. 2016.

RIMA CTR Três Rios - Relatório de Impacto Ambiental da CTR de Três Rios. 2015. Disponível:http://www.inea.rj.gov.br/cs/groups/public/documents/document/zwew/mdk1/~edisp/inea0095944.pdf. Acessado em: 10 jun. 2019.

VALDETARO, E.B.; SILVA, E.; SILVA, J.C.; JACOVINE, L.A.G. Conjugação dos métodos da matriz de interação e do check-list na avaliação quali-quantitativa de impactos ambientais de um programa de fomento florestal. Revista Árvore, v.39, n.4, p.611-622, 2015.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

ALVES, L. C.; FIGUEIREDO, A. L. A. de; LOPES, T. S.; MARCHIORI, J. J. de P.; GARRIDO, F. de S. R. G.; ALMEIDA, F. S. de. Degradação do rio Paraíba do Sul no Município de Três Rios: causas e consequências. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 248–259, 2020. DOI: 10.18378/rbga.v14i2.7555. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/7555. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)