https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/issue/feed Revista Brasileira de Gestão Ambiental 2023-10-17T16:51:45-03:00 Aline Carla de Medeiros alinemedeiros.rbga@gmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Brasileira de Gestão Ambiental, registrada no ISSN sob o número 2317-3122, pertencente ao GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, que tem como objetivo de promover um espaço de divulgação de artigos científicos para promover a disseminação do conhecimento de uma forma, eficiente, segura e dinâmica. Tendo seu primeiro volume publicado em 2007, sendo atualmente editados, em quatro volumes anuais no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico e ou científicos, originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol. Sendo ainda possível a avaliação de outras contribuições nas modalidades de revisão de literatura, nota prévia e carta ao Editor em forma de sugestões, comentários e críticas sobre as publicações. Para tornar possível, um bom trabalho nesta área utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>)&nbsp;<em>&nbsp;desenvolvido pelo&nbsp;</em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo&nbsp;<a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a>&nbsp;e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).</p> <p>Atualmente, a&nbsp;Revista Brasileira de Gestão Ambiental RBGA está indexada nas seguintes bases de dados:&nbsp;</p> <p><a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/728">Diadorim</a>;&nbsp;<a href="https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=23284">Dialnet</a>;&nbsp;<a href="http://ezb.uni-regensburg.de/detail.phtml?bibid=AAAAA&amp;colors=7&amp;lang=en&amp;jour_id=201785">EZ3</a>;&nbsp;<a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=BBdRjoUAAAAJ&amp;hl=pt-BR">Google Acadêmico</a>;<a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21947">&nbsp;Latindex</a>;&nbsp;<a href="http://antigo.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre">LivRe</a>;&nbsp;<a href="http://www-periodicos-capes-gov-br.ez345.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&amp;mn=70&amp;smn=78&amp;sfx=buscaRapida&amp;type=p&amp;Itemid=125">Portal de Periodicos da CAPES</a>;&nbsp;<a href="https://redib.org/Record/oai_revista1866-revista-de-gest%C3%A3o-ambiental-e-sustentabilidade--geas">Redib</a>. Estes indexadores nacionais e internacionais têm como objetivo aumentar a visibilidade e o impacto dos artigos publicados pela revista.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Endereço eletrônico: <a href="https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA">https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA</a></p> https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/9485 Compósitos e nanocompósitos de polipropileno ou poli (acetato de vinila) reforçados por fibras lignocelulósicas: uma revisão sistemática 2022-11-24T10:22:49-03:00 Marina Borsuk Fogaça marina.fogaca@francomontoro.com.br Heloise Sasso Teixeira heloisesassoteixeira@gmail.com Fábio Furtado fabio.furtado.1001@gmail.com Thaís Helena Sydenstricker Flores-Sahagun tsydenstricker@gmail.com Talita Szlapak Franco talitaszlapak@gmail.com <p>Este artigo apresenta uma revisão sistemática sobre compósitos e nanocompósitos de matriz de polipropileno ou poli(acetato de vinila), reforçados por diferentes tipos de fibras lignocelulósicas, comparando suas propriedades com as das matrizes poliméricas. A seleção das publicações trabalhos foi realizada por meio de critérios PICO (População, Intervenção e Comparação) e de um protocolo de revisão sistemática na área de Ciência e Engenharia de Materiais. Conforme critérios de exclusão, após a triagem dos dados, foram selecionados das bases de dados Google Scholar, Scopus e Web of Science, 4, 6 e 24 trabalhos, respectivamente. Além disso, foram acrescentadas outras publicações relacionadas ao tema. Esta revisão levanta indagações para novas pesquisas, com novos aspectos, inclusive com o uso de outros agentes compatibilizantes concorrentes ao polipropileno maleatado - PPMA.</p> 2023-01-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Marina Borsuk Fogaça, Heloise Sasso Teixeira, Fábio Furtado, Thaís Helena Sydenstricker Flores-Sahagun, Talita Szlapak Franco https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/9719 Análise da atividade pecuária leiteira para o desenvolvimento local na visão dos produtores de Santa Luzia, Paraíba 2023-03-01T14:19:00-03:00 Francisco Fagner Santos de Lima fagnerrn93@gmail.com Odilon Avelino da Cunha odilonavelino@servidor.uepb.edu.br Maria Helena Carvalho Costa mariahelenacarv21@gmail.com Aretuza Candeia de Melo aretuzacandeiademelo@servidor.uepb.edu.br Francisco Anderson Mariano da Silva franciscoanderson4@gmail.com George Vieira do Nascimento georgevieirazootecnista@gmail.com Severino Guilherme Caetano Gonçalves dos Santos severino.santos@insa.gov.br <p>A atividade pecuária leiteira é um dos principais ramos agropecuários do país, presente em 98% dos municípios brasileiros, trazendo uma contribuição social considerável no desenvolvimento local. Responsável pelo abastecimento do mercado interno, além da grande relevância desempenhada historicamente no país juntamente com a pecuária de corte e com a agricultura ajudaram no povoamento no interior no Nordeste. Dessa forma, o objetivo central dessa pesquisa foi analisar a luz do processo de integração multinível entre diferentes escalas de produção bem como a importância da pecuária bovina leiteira para a organização do espaço agrário no Município de Santa Luzia-PB. Por estar inserido na Região Semiárida o Município apresenta grandes limitações com relação às atividades agropecuárias, devido às irregularidades nas precipitações pluviais associadas às temperaturas elevadas durante o dia, tornando um desafio a mais a produção de leite nesta localidade. A pesquisa teve caráter qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionário com 15 produtores. A Análise de Constelação foi escolhida devido ao seu caráter de pesquisa técnica de interdisciplinar e transdisciplinar, que interliga diferentes percepções e está sendo, a maioria foram. Os resultados mostraram um baixo grau de escolaridade dos produtores, escassa assistência técnica e acompanhamento veterinário do rebanho, que refletem no baixo nível produtivo. A falta de incentivos e políticas públicas voltados para o desenvolvimento associado ao baixo nível organizacional e social entre os produtores contribuem para o enfraquecimento do elo mais sensível da cadeia produtiva.</p> 2023-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 George Vieira do Nascimento, Francisco Fagner Santos de Lima, Odilon Avelino da Cunha, Maria Helena Carvalho Costa, Aretuza Candeia de Melo, Francisco Anderson Mariano da Silva, Severino Guilherme Caetano Gonçalves dos Santos https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/10169 Educação ambiental e os hábitos sustentáveis através das proposições dialógicas: uma ótica formativa 2023-10-17T16:51:45-03:00 Marcos Vitor Costa Castelhano jkdhkjsadhkjsah@hotmail.com Adaci Estevam Ramalhano Neto marcosvitorcastelhano@hotmail.com Emilly de Sousa Medeiros marcosvitorcastelhano@hotmail.com <p>A educação ambiental constitui um conjunto de saberes, práticas e metodologias aplicacionais capazes de<br>ressignificar as relações entre o ser humano e a natureza em suas entrelinhas instrumentais e vinculativas, promovendo<br>mudanças significativas nos campos socioambientais, modificando as ideações centrais da atualidade perante da consolidação<br>de uma práxis transformadora. As movimentações pedagógicas, partindo de suas proposições ambientais, são fomentos<br>fundamentais para a consolidação de práticas sustentáveis, possibilitando diálogos essenciais entre o manejo-cuidado com<br>meio ambiente e as estruturações sociais-políticas na atualidade, fortalecendo a observação crítica da realidade societárias<br>Pensando nisso, o presente trabalho discute sobre como as estruturações e metodologias educacionais-ambientes podem influir<br>positivamente nas lapidações de hábitos sustentáveis, levando em consideração que os processos pedagógicos participam<br>diretamente na edificação de pensamentos, diálogos e posicionamentos críticos frente das dinâmicas civilizatórias. Nas<br>perspectivas de pesquisa, utilizou-se da metodologia de revisão narrativa como forma de nortear os estudos significativos<br>encontrados na literatura científica especializada, baseando-se em artigos científicos, capítulos de livros, livros acadêmicos e<br>outras produções relacionadas como principal fonte de busca, encontradas nos repositórios digitais do Google Acadêmico,<br>Scielo e PePSIC. Sendo assim, mencionado as objetivações iniciais desse estudo de revisão, seguem os demais tópicos e<br>discussões relacionais, lapidando cada vez mais as possíveis interações entre os hábitos sustentáveis e os comportamentos próambientais enquanto resultantes significativas das atividades e planejamentos intrínsecos da educação ambiental na<br>contemporaneidade.<br>Palavras-chave: Educação Ambiental. Hábitos Sustentáveis. Dialógico. Contemporaneidade.</p> 2023-10-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Marcos Vitor Costa Castelhano, Adaci Estevam Ramalhano Neto, Emilly de Sousa Medeiros https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/10166 Modalidades transversais e a psicoeducação: o desenvolvimento intersubjetivo através da educação ambiental 2023-10-17T16:30:14-03:00 Marcos Vitor Costa Castelhano marcosvitorcastelhano@hotmail.com.edu Adaci Estevam Ramalhano Neto marcosvitorcastelhano@hotmail.com Emilly de Sousa Medeiros marcosvitorcastelhano@hotmail.com <p>Os aspectos políticos-educacionais expressos pelos moldes da transversalidade perante dos sistemas educativos<br>permeiam um conjunto de possibilidades metodológicas, dialógicas e dinâmicas nas lapidações das atividades e dos<br>planejamentos pedagógicos, trazendo à tona as tendências descentralizantes como formativas essenciais, tendo diferentes<br>temáticas alusivas, a exemplo da educação em saúde e os eixos ambientais. Nos campos interativos, entende-se que a<br>educação ambiental, sobretudo em seus panoramas críticos, promove o desenvolvimento intervenções e estratégias capazes de<br>elucidar e edificar habilidades sociointerativas e socioemocionais perante de suas entrelinhas participativas, fortificando<br>posturas pró-ambrosia em vistas de seus sentidos emancipatórios-inclusivos, utilizando-se do meio ambiente enquanto plano<br>motivador e relacional. Seguindo as afirmativas citadas, o estudo em questão discute sobre como os processos psicoeducativos<br>ligados a educação em saúde podem influir positivamente nos processos educativos-transversais através dos planos direcionais<br>da educação ambiental, levando em consideração como tais metodologias dialógicas estão integradas no desenvolvimento<br>individual-coletivo do sujeito em suas amplitudes intersubjetivas. Para tal trabalho, valeu-se do método de revisão narrativa<br>como base norteadora das argumentações, interações e categorizações propostas ao decorrer das construções acadêmicascientíficas, tendo os artigos de revisão, os capítulos livros e demais produções especializadas como principal meio de captação<br>informacional, encontradas principalmente nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, Web of Science e PePSIC.<br>Sendo assim, considerando a pertinência fundamental dos diálogos interativos entre a psicoeducação, os modelos transversais<br>e a educação ambiental, propõe-se diálogos significativos defronte dos contextos e abordagens panorâmicas levantadas,<br>introduzindo e (re)pensando os direcionamentos existentes em suas múltiplas edificações intersubjetivas e propriamente<br>técnica-vivenciaisz</p> 2023-10-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Marcos Vitor Costa Castelhano, Adaci Estevam Ramalhano Neto, Emilly de Sousa Medeiros https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/10167 A psicologia escolar enquanto norteadora de práticas sustentáveis: um panorama interdisciplinar 2023-10-17T16:32:15-03:00 Elthon Bezerra e Silva marcosvitorcastelhano@hotmail.com Mayara Millena Moreira Formiga marcosvitorcastelhano@hotmail.com Marcos Vitor Costa Castelhano marcosvitorcastelhano@hotmail.com.edu <p>Os estudos relacionados a valorização das práticas sustentáveis representam vieses e metodologias teórico-práticas<br>essenciais para a construção de novas interações com o meio ambiente, promovendo a elaboração de constantes<br>emancipatórias-inclusivas em suas possibilidades e perspectivas críticas-dialógicas, permeando o desenvolvimento de<br>habilidades intra e interpessoais em seus sentidos socioemocionais. Nos campos psicológicos, entende-se, por via da interação<br>da psicologia ecológica, que os entendimentos das relações entre os seres humanos e o meio ambiente envolvem<br>funcionamentos e dinâmicas fundamentais nos processos ressignificação e readaptação nos panoramas vinculativos, indo além<br>das aborígenes técnicas unilaterais, atravessando novas conotações perceptivas e vivenciais-contemplarias. Seguindo as<br>afirmativas supracitadas, o presente estudo como a Psicologia Escolar, enquanto área profissional consolida no universo<br>psicológico-científico, pode influir positivamente nos direcionamentos significativos perante da lapidação de práticas<br>sustentáveis nos âmbitos e setorizações na contemporaneidade, tendo como plano de fundo os panoramas interdisciplinares.<br>Para isso, valeu-se da metodologia de revisão narrativa como forma de organizar, categorizar e exprimir as informações e<br>argumentações levantadas ao longo do texto científico, consolidando tais possibilidades a partir dos artigos científicos,<br>capítulos de livro e livros especializados encontrados nas bases digitais do Google Acadêmico, Scielo e PePSIC. Portanto,<br>apresentado os elementos objetivos e centrais do trabalho, seguem os demais tópicos e exposições argumentativaselucidativas, caminhando através das matrizes interdisciplinares e direcionais das esquemáticas psicológicas-escolar defronte<br>das contingências e possibilidades metodológicas-vivenciais nas fortificações das práticas sustentáveis.</p> 2023-10-17T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2023 Elthon Bezerra e Silva, Mayara Millena Moreira Formiga, Marcos Vitor Costa Castelhano