https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/issue/feedRevista Brasileira de Gestão Ambiental2024-10-03T21:46:21-03:00Aline Carla de Medeirosalinemedeiros.rbga@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista Brasileira de Gestão Ambiental, registrada no ISSN sob o número 2317-3122, pertencente ao GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, que tem como objetivo de promover um espaço de divulgação de artigos científicos para promover a disseminação do conhecimento de uma forma, eficiente, segura e dinâmica. Tendo seu primeiro volume publicado em 2007, sendo atualmente editados, em quatro volumes anuais no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico e ou científicos, originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol. Sendo ainda possível a avaliação de outras contribuições nas modalidades de revisão de literatura, nota prévia e carta ao Editor em forma de sugestões, comentários e críticas sobre as publicações. Para tornar possível, um bom trabalho nesta área utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>) <em> desenvolvido pelo </em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo <a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a> e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).</p> <p>Atualmente, a Revista Brasileira de Gestão Ambiental RBGA está indexada nas seguintes bases de dados: </p> <p><a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/728">Diadorim</a>; <a href="https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=23284">Dialnet</a>; <a href="http://ezb.uni-regensburg.de/detail.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=en&jour_id=201785">EZ3</a>; <a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=BBdRjoUAAAAJ&hl=pt-BR">Google Acadêmico</a>;<a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21947"> Latindex</a>; <a href="http://antigo.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre">LivRe</a>; <a href="http://www-periodicos-capes-gov-br.ez345.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125">Portal de Periodicos da CAPES</a>; <a href="https://redib.org/Record/oai_revista1866-revista-de-gest%C3%A3o-ambiental-e-sustentabilidade--geas">Redib</a>. Estes indexadores nacionais e internacionais têm como objetivo aumentar a visibilidade e o impacto dos artigos publicados pela revista.</p> <p> </p> <p>Endereço eletrônico: <a href="https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA">https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA</a></p>https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11019A horta escolar como recurso pedagógico para a educação no semiárido2024-10-03T21:46:21-03:00Sângela Maria Pereira dos Santossangelamaria405@gmail.comAline Carla de Medeirosalinecarla.edu@gmail.comWyara Ferreira Melowyarafmelo@gmail.comMaria Zilma Sampaio Rocha zilmasampaio@yahoo.com.brMaria Alexandra Abreu de Sousaalx@gmail.comAlan Del Carlos Gomes Chaves alandcgc@hotmail.comRaimundo Jackson Nogueira da Silvajaco@gmail.comPatricio Borges Maracajapatriciomaracaja@gmail.comJosé Pereira da Silva Filhojosepereiraas@gmail.comRossino Ramos de Almeidaromeroramosdealmeida@gmail.com<p><strong>A</strong> importância da horta na escola como recurso pedagógico e suas contribuições para o desenvolvimento do hábito da alimentação saudável e a sensibilização a preservação e respeito ao meio ambiente para a educação do semiárido. Dessa forma, o presente estudo busca verificar os efeitos da horta como recurso didático para contextualização de uma educação preocupada na conservação dos recursos naturais e meio ambiente. Trata-se de uma Revisão integrativa realizada através da leitura documental de artigos encontrados nas bases de dados Pubmed, SAE digital, UTFPR, Revista Foco e SciELO. Para compor a discussão dessa revisão, integrativa, foram selecionados de acordo com os critérios de busca, onde foi selecionado 11 artigos que abordaram o tema e estavam de acordo com os objetivos estabelecidos. Este estudo permitiu verificar que a implantação de uma horta como recurso pedagógico para a educação do semiárido é um excelente estratégias para desenvolver aprendizagem significativa através da educação ambiental e agroecologia. Os referenciais teóricos que sustentaram o estudo foram Convivência com o Semiárido, Agroecologia, Educação Ambiental e Horticultura Orgânica.</p>2024-10-03T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Sângela Maria Pereira dos Santos, Aline Carla de Medeiros, Wyara Ferreira Melo, Maria Zilma Sampaio Rocha , Maria Alexandra Abreu de Sousa, Alan Del Carlos Gomes Chaves , Raimundo Jackson Nogueira da Silva, Patricio Borges Maracaja, José Pereira da Silva Filho, Rossino Ramos de Almeidahttps://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11013A gestão ambiental e a agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE 2024-09-30T19:45:44-03:00Maria Zilma Sampaio Rochazilmasampaio@yahoo.com.brAline Carla de Medeirosalinecarla.edu1@gmail.comPatricio Borges Maracajapatriciomaracaja@gmail.comWyara Ferreira Melowyarafmelo@gmail.comSângela Maria Pereira dos Santossangelamaria405@gmail.comRaimundo Jackson Nogueira da Silvaramonmartis@med.fiponline.edu.brMaria Alexandra Abreu de Sousaalinecfx@hotmail.comAlan Del Carlos Gomes Chaves alandelcarlos@gmail.comJosé Pereira da Silva Filhojosepereira@gmail.comRossino Ramos de Almeidaromeroramosdealmeida@gmail.com<p>A pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da gestão ambiental e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas escolas rurais do município de Caridade, Ceará. O estudo busca entender como essas práticas podem influenciar o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental da comunidade escolar, além de identificar os principais desafios e perspectivas para sua implementação. A pesquisa adotou uma abordagem integrativa, explorando dados e conceitos relacionados à sustentabilidade no contexto educacional rural. Os resultados indicam que a implementação de práticas sustentáveis nas escolas rurais enfrenta diversos desafios, como a escassez de recursos financeiros, infraestrutura inadequada e a necessidade de capacitação contínua de professores e gestores para o uso de metodologias voltadas à sustentabilidade. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, a gestão ambiental nas escolas pode contribuir significativamente para o alcance dos ODS e para a formação de uma comunidade escolar mais consciente e engajada com as questões ambientais, desde que haja investimentos e apoio para a superação desses desafios.</p>2024-10-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maria Zilma Sampaio Rocha, Aline Carla de Medeiros, Patricio Borges Maracaja, Wyara Ferreira Melo, Sângela Maria Pereira dos Santos, Raimundo Jackson Nogueira da Silva, Maria Alexandra Abreu de Sousa, Alan Del Carlos Gomes Chaves , José Pereira da Silva Filho, Rossino Ramos de Almeidahttps://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11012Sustentabilidade agrícola na china: modelos para inserção do Brasil no comércio internacional2024-09-30T19:28:05-03:00Maria Luiza Agra de Oliveiramarialuiza_agra@hotmail.comPatricio Borges Maracajapatriciomaracaja@gmail.comAline Carla de Medeirosalinecarla.edu@gmail.comSângela Maria Pereira dos Santossangelamaria405@gmail.comJosé Pereira da Silva Filhojosepereiraas@gmail.comRosilene Agra da Silvarosileneagra@hotmail.comRubilene Agra da Silvarubileneagra@hotmail.comRossino Ramos de Almeidarossinoalmeida@gmail.comAlan Del Carlos Gomes Chaves alandcgc@hotmail.comWyara Ferreira Melowyarafmelo@gmail.com<p><strong>: </strong>O presente trabalho tem como objetivo examinar as práticas e modelos que a China, uma das principais economias globais, tem desenvolvido ao longo dos anos em sua recente busca pela sustentabilidade, com foco nos métodos de agricultura verde adotados. Nesse cenário, considerando a relação amigável entre o Brasil e a China, foi realizado um comparativo sobre a evolução dos modelos produtivos agrícolas dos dois países, explorando a possibilidade de aplicar e adaptar os atuais modelos agroecológicos chineses no Brasil. Para isso, a metodologia utilizada no trabalho foi de caráter descritivo exploratório, buscando trazer a importância do setor agrícola para ambos os países e sua evolução ao longo da história. Assim, pôde-se perceber os avanços, melhorias e projetos desenvolvidos na China em prol da agricultura sustentável em escala nacional, enquanto o Brasil continua estagnado, mantendo práticas tradicionais que não se ajustaram às demandas atuais do país, sem a criação de um modelo agrícola sustentável abrangente para o seu território.</p> <p> </p>2024-10-04T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Maria Luiza Agra de Oliveira, Patricio Borges Maracaja, Aline Carla de Medeiros, Sângela Maria Pereira dos Santos, José Pereira da Silva Filho, Rosilene Agra da Silva, Rubilene Agra da Silva, Rossino Ramos de Almeida, Alan Del Carlos Gomes Chaves , Wyara Ferreira Melo