Revista Brasileira de Gestão Ambiental https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA <p>A Revista Brasileira de Gestão Ambiental, registrada no ISSN sob o número 2317-3122, pertencente ao GVAA - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas, que tem como objetivo de promover um espaço de divulgação de artigos científicos para promover a disseminação do conhecimento de uma forma, eficiente, segura e dinâmica. Tendo seu primeiro volume publicado em 2007, sendo atualmente editados, em quatro volumes anuais no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico e ou científicos, originais e inéditos, elaborados em Português, Inglês ou Espanhol. Sendo ainda possível a avaliação de outras contribuições nas modalidades de revisão de literatura, nota prévia e carta ao Editor em forma de sugestões, comentários e críticas sobre as publicações. Para tornar possível, um bom trabalho nesta área utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>)&nbsp;<em>&nbsp;desenvolvido pelo&nbsp;</em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo&nbsp;<a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a>&nbsp;e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).</p> <p>Atualmente, a&nbsp;Revista Brasileira de Gestão Ambiental RBGA está indexada nas seguintes bases de dados:&nbsp;</p> <p><a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/728">Diadorim</a>;&nbsp;<a href="https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=23284">Dialnet</a>;&nbsp;<a href="http://ezb.uni-regensburg.de/detail.phtml?bibid=AAAAA&amp;colors=7&amp;lang=en&amp;jour_id=201785">EZ3</a>;&nbsp;<a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=BBdRjoUAAAAJ&amp;hl=pt-BR">Google Acadêmico</a>;<a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21947">&nbsp;Latindex</a>;&nbsp;<a href="http://antigo.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre">LivRe</a>;&nbsp;<a href="http://www-periodicos-capes-gov-br.ez345.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&amp;mn=70&amp;smn=78&amp;sfx=buscaRapida&amp;type=p&amp;Itemid=125">Portal de Periodicos da CAPES</a>;&nbsp;<a href="https://redib.org/Record/oai_revista1866-revista-de-gest%C3%A3o-ambiental-e-sustentabilidade--geas">Redib</a>. Estes indexadores nacionais e internacionais têm como objetivo aumentar a visibilidade e o impacto dos artigos publicados pela revista.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Endereço eletrônico: <a href="https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA">https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA</a></p> pt-BR <p>Termo de cess alinemedeiros.rbga@gmail.com (Aline Carla de Medeiros) Mon, 30 Sep 2024 19:06:03 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 A horta escolar como recurso pedagógico para a educação no semiárido https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11019 <p><strong>A</strong> importância da horta na escola como recurso pedagógico e suas contribuições para o desenvolvimento do hábito da alimentação saudável e a sensibilização a preservação e respeito ao meio ambiente para a educação do semiárido. Dessa forma, o presente estudo busca verificar os efeitos da horta como recurso didático para contextualização de uma educação preocupada na conservação dos recursos naturais e meio ambiente. Trata-se de uma Revisão integrativa realizada através da leitura documental de artigos encontrados nas bases de dados Pubmed, SAE digital, UTFPR, Revista Foco e SciELO. Para compor a discussão dessa revisão, integrativa, foram selecionados de acordo com os critérios de busca, onde foi selecionado 11 artigos que abordaram o tema e estavam de acordo com os objetivos estabelecidos. Este estudo permitiu verificar que a implantação de uma horta como recurso pedagógico para a educação do semiárido é um excelente estratégias para desenvolver aprendizagem significativa através da educação ambiental e agroecologia. &nbsp;Os referenciais teóricos que sustentaram o estudo foram Convivência com o Semiárido, Agroecologia, Educação Ambiental e Horticultura Orgânica.</p> Sângela Maria Pereira dos Santos, Aline Carla de Medeiros, Wyara Ferreira Melo, Maria Zilma Sampaio Rocha , Maria Alexandra Abreu de Sousa, Alan Del Carlos Gomes Chaves , Raimundo Jackson Nogueira da Silva, Patricio Borges Maracaja, José Pereira da Silva Filho, Rossino Ramos de Almeida Copyright (c) 2024 Sângela Maria Pereira dos Santos, Aline Carla de Medeiros, Wyara Ferreira Melo, Maria Zilma Sampaio Rocha , Maria Alexandra Abreu de Sousa, Alan Del Carlos Gomes Chaves , Raimundo Jackson Nogueira da Silva, Patricio Borges Maracaja, José Pereira da Silva Filho, Rossino Ramos de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11019 Thu, 03 Oct 2024 00:00:00 -0300 A gestão ambiental e a agenda 2030 para as escolas rurais de Caridade - CE https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11013 <p>A pesquisa tem como objetivo analisar a relevância da gestão ambiental e sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 nas escolas rurais do município de Caridade, Ceará. O estudo busca entender como essas práticas podem influenciar o desenvolvimento sustentável e a conscientização ambiental da comunidade escolar, além de identificar os principais desafios e perspectivas para sua implementação. A pesquisa adotou uma abordagem integrativa, explorando dados e conceitos relacionados à sustentabilidade no contexto educacional rural. Os resultados indicam que a implementação de práticas sustentáveis nas escolas rurais enfrenta diversos desafios, como a escassez de recursos financeiros, infraestrutura inadequada e a necessidade de capacitação contínua de professores e gestores para o uso de metodologias voltadas à sustentabilidade. Conclui-se que, apesar dos obstáculos, a gestão ambiental nas escolas pode contribuir significativamente para o alcance dos ODS e para a formação de uma comunidade escolar mais consciente e engajada com as questões ambientais, desde que haja investimentos e apoio para a superação desses desafios.</p> Maria Zilma Sampaio Rocha, Aline Carla de Medeiros, Patricio Borges Maracaja, Wyara Ferreira Melo, Sângela Maria Pereira dos Santos, Raimundo Jackson Nogueira da Silva, Maria Alexandra Abreu de Sousa, Alan Del Carlos Gomes Chaves , José Pereira da Silva Filho, Rossino Ramos de Almeida Copyright (c) 2024 Maria Zilma Sampaio Rocha, Aline Carla de Medeiros, Patricio Borges Maracaja, Wyara Ferreira Melo, Sângela Maria Pereira dos Santos, Raimundo Jackson Nogueira da Silva, Maria Alexandra Abreu de Sousa, Alan Del Carlos Gomes Chaves , José Pereira da Silva Filho, Rossino Ramos de Almeida https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11013 Fri, 04 Oct 2024 00:00:00 -0300 Sustentabilidade agrícola na china: modelos para inserção do Brasil no comércio internacional https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11012 <p><strong>: </strong>O presente trabalho tem como objetivo examinar as práticas e modelos que a China, uma das principais economias globais, tem desenvolvido ao longo dos anos em sua recente busca pela sustentabilidade, com foco nos métodos de agricultura verde adotados. Nesse cenário, considerando a relação amigável entre o Brasil e a China, foi realizado um comparativo sobre a evolução dos modelos produtivos agrícolas dos dois países, explorando a possibilidade de aplicar e adaptar os atuais modelos agroecológicos chineses no Brasil. Para isso, a metodologia utilizada no trabalho foi de caráter descritivo exploratório, buscando trazer a importância do setor agrícola para ambos os países e sua evolução ao longo da história. Assim, pôde-se perceber os avanços, melhorias e projetos desenvolvidos na China em prol da agricultura sustentável em escala nacional, enquanto o Brasil continua estagnado, mantendo práticas tradicionais que não se ajustaram às demandas atuais do país, sem a criação de um modelo agrícola sustentável abrangente para o seu território.</p> <p> </p> Maria Luiza Agra de Oliveira, Patricio Borges Maracaja, Aline Carla de Medeiros, Sângela Maria Pereira dos Santos, José Pereira da Silva Filho, Rosilene Agra da Silva, Rubilene Agra da Silva, Rossino Ramos de Almeida, Alan Del Carlos Gomes Chaves , Wyara Ferreira Melo Copyright (c) 2024 Maria Luiza Agra de Oliveira, Patricio Borges Maracaja, Aline Carla de Medeiros, Sângela Maria Pereira dos Santos, José Pereira da Silva Filho, Rosilene Agra da Silva, Rubilene Agra da Silva, Rossino Ramos de Almeida, Alan Del Carlos Gomes Chaves , Wyara Ferreira Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11012 Fri, 04 Oct 2024 00:00:00 -0300 Estratégias de responsabilidade social em empresas https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11249 <p>A importância da diversidade organizacional tem aumentado nos debates acadêmicos e corporativos, impulsionada por elementos como a globalização e a Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Esta pesquisa explora a pluralidade no contexto empresarial e sua conexão com a agenda ESG e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enfatizando categorias como gênero, etnia, idade, orientação sexual e adequação física. O estudo fundamenta-se na literatura e em informações empíricas para destacar as vantagens da diversidade, tais como o incremento da inovação, produtividade e envolvimento. Contudo, barreiras como o preconceito, a disparidade salarial e a exclusão continuam presentes, demandando políticas eficazes para fomentar a inclusão. A avaliação mostra que companhias engajadas na diversidade não só consolidam sua imagem, como também estabelecem ambientes de trabalho mais harmoniosos e sustentáveis. A conclusão é que a diversidade é um elemento estratégico crucial para o crescimento sustentável e a competitividade das organizações, enfatizando a relevância de políticas inclusivas para diminuir as desigualdades e promover práticas de negócios responsáveis.</p> Andreza Tainá de Sá Soares, Jerdmiler Gomes de Paiva, Márcia Luciana Gurgel Assunção do Nascimento ; Francisco das Chagas Bezerra Neto; Austidio Alves Marinheiro Neto Copyright (c) 2025 Andreza Tainá de Sá Soares, Jerdmiler Gomes de Paiva, Márcia Luciana Gurgel; Francisco das Chagas Bezerra Neto; Austidio Alves Marinheiro Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11249 Thu, 07 Nov 2024 00:00:00 -0300 Análise das vantagens e desvantagens do método qualitativo no estudo do comércio justo, autogestão e sustentabilidade da feira de orgânicos da rede Xique Xique no IFRN - Campus Mossoró-RN https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11250 <p>A pesquisa em foco aborda a interseção entre comércio justo, autogestão e sustentabilidade na agricultura familiar, com ênfase na Feira de Orgânicos da Rede Xique Xique no IFRN - Campus Mossoró. Esta iniciativa exemplifica novos paradigmas de sustentabilidade e autogestão na agricultura familiar, cruciais em um contexto global onde práticas agrícolas tradicionais enfrentam desafios significativos. A escolha metodológica pela abordagem qualitativa destaca-se pela sua capacidade de explorar aspectos subjetivos e complexos desses temas, proporcionando uma compreensão profunda e contextualizada. No entanto, é crucial também examinar as vantagens e desvantagens dessa metodologia específica, considerando os impactos gerados na análise do comércio justo, autogestão e sustentabilidade na Feira de Orgânicos da Rede Xique Xique.</p> Márcia Luciana Gurgel Assunção do Nascimento, Jerdmiler Gomes de Paiva, Andreza Tainá de Sá Soares; Francisco das Chagas Bezerra Neto; Austidio Alves Marinheiro Neto Copyright (c) 2025 Márcia Luciana Gurgel, Jerdmiler Gomes de Paiva, Andreza Tainá de Sá Soares; Francisco das Chagas Bezerra Neto; Austidio Alves Marinheiro Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11250 Wed, 27 Nov 2024 00:00:00 -0300 A influência dos estímulos sensoriais e psicomotores no desenvolvimento da alfabetização: contribuições para a aprendizagem infantil https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11251 <p>O artigo em testilha discute a importância dos estímulos sensórias e da psicomotricidade, no processo de alfabetização, como agente motivador do ensino na educação infantil.&nbsp; Essa temática que relaciona a importância de uma prática que une movimento corporal, sensório, motor, raciocínio logico e cognitivo comportamental das crianças na educação infantil, como objetivo principal temos o interesse de entender a concepção docente de alguns renomados autores, sobre a importância da psicomotricidade no ensino infantil, e na sua posteridade como agente motivador do ensino, assim como entender quais as vantagens dos estímulos sensoriais na efetivação do conhecimento dentro e fora da sala de aula. A metodologia de elaboração do artigo é baseada na abordagem de referência bibliográfica. A psicomotricidade está diretamente ligada aos estímulos sensórias e a toda a parte dos movimentos ligados a mente e aos sentidos, se configura como sendo uma nova metodologia de ensino que envolve movimentos corporais programados e coordenados, com o intuito de gerar aperfeiçoamento de técnicas que envolvem a mente e seu desenvolvimento, seja eles, mentais ou físicos. Conclui-se que a psicomotricidade desde que seja aplicada na interdisciplinaridade e de forma correta, em prol do bem maior na educação infantil e em muitas outras áreas, apresenta um índice muito elevado de melhorias no desenvolvimento dos alunos tanto em uma perspectiva da coordenação motora, estímulos mentais e sócias quando na saúde e na vida social das crianças.</p> Ana Cristina Alves Lins Maia, Márcia Luciana Gurgel Assunção do Nascimento, Jerdmiler Gomes de Paiva, Andreza Tainá de Sá Soares, Francyely dos Santos Moura Copyright (c) 2025 Ana Cristina Alves Lins Maia, Márcia Luciana Gurgel Assunção do Nascimento, Jerdmiler Gomes de Paiva, Andreza Tainá de Sá Soares, Francyely dos Santos Moura https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11251 Wed, 27 Nov 2024 00:00:00 -0300 Produção de bioetanol com base em cascas da manga espada verde (mangifera indica l.) https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11252 <p>Nos últimos anos, a produção de biocombustíveis se tornou uma opção cada vez mais viável para a diminuição do uso de combustíveis fósseis, em escala mundial, tendo em vista que o uso exacerbado desses hidrocarbonetos, desenvolve uma ação nociva e poluente ao meio ambiente. Visando esse fato, o presente trabalho comprovou a viabilidade da produção de etanol a partir das cascas da manga, devido ao modo que esses resíduos vegetais são descartados sem nenhum aproveitamento energético. Nesse sentido, tal matéria orgânica foi submetida aos processos de secagem, pesagem, trituração, peneiração e hidrólise ácida, a qual foi realizada em três temperaturas, para fins comparativos, são elas 40, 60 e 80 °C. Após cada hidrolise, as soluções foram colocadas para fermentar, cada uma com 2% de fermento biológico (Saccharomyces cerevisiae), do total da solução. Em seguida, foi feita a fermentação alcoólica e realizado um cálculo do rendimento de etanol, o que resultou em uma estimativa teórica da quantidade de etanol produzida por tonelada da biomassa, neste caso, sendo a casca de manga. O melhor rendimento se apresentou a 80 °C, com 175,09 litros de etanol por tonelada de casca de manga.</p> Ana Cristina Alves Lins Maia, José Alves de Lima Neto, João Paulo Borges de Queiroz, Jerdmiler Gomes de Paiva, Andreza Tainá de Sá Soares Copyright (c) 2025 Ana Cristina Alves Lins Maia, José Alves de Lima Neto, João Paulo Borges de Queiroz, Jerdmiler Gomes de Paiva, Andreza Tainá de Sá Soares https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/RBGA/article/view/11252 Wed, 27 Nov 2024 00:00:00 -0300