Modalidades transversais e a psicoeducação: o desenvolvimento intersubjetivo através da educação ambiental
Resumen
Os aspectos políticos-educacionais expressos pelos moldes da transversalidade perante dos sistemas educativos
permeiam um conjunto de possibilidades metodológicas, dialógicas e dinâmicas nas lapidações das atividades e dos
planejamentos pedagógicos, trazendo à tona as tendências descentralizantes como formativas essenciais, tendo diferentes
temáticas alusivas, a exemplo da educação em saúde e os eixos ambientais. Nos campos interativos, entende-se que a
educação ambiental, sobretudo em seus panoramas críticos, promove o desenvolvimento intervenções e estratégias capazes de
elucidar e edificar habilidades sociointerativas e socioemocionais perante de suas entrelinhas participativas, fortificando
posturas pró-ambrosia em vistas de seus sentidos emancipatórios-inclusivos, utilizando-se do meio ambiente enquanto plano
motivador e relacional. Seguindo as afirmativas citadas, o estudo em questão discute sobre como os processos psicoeducativos
ligados a educação em saúde podem influir positivamente nos processos educativos-transversais através dos planos direcionais
da educação ambiental, levando em consideração como tais metodologias dialógicas estão integradas no desenvolvimento
individual-coletivo do sujeito em suas amplitudes intersubjetivas. Para tal trabalho, valeu-se do método de revisão narrativa
como base norteadora das argumentações, interações e categorizações propostas ao decorrer das construções acadêmicascientíficas, tendo os artigos de revisão, os capítulos livros e demais produções especializadas como principal meio de captação
informacional, encontradas principalmente nas plataformas digitais do Google Acadêmico, Scielo, Web of Science e PePSIC.
Sendo assim, considerando a pertinência fundamental dos diálogos interativos entre a psicoeducação, os modelos transversais
e a educação ambiental, propõe-se diálogos significativos defronte dos contextos e abordagens panorâmicas levantadas,
introduzindo e (re)pensando os direcionamentos existentes em suas múltiplas edificações intersubjetivas e propriamente
técnica-vivenciaisz
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Marcos Vitor Costa Castelhano, Adaci Estevam Ramalhano Neto, Emilly de Sousa Medeiros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cess