Diretrizes Curriculares Nacionais e a Formação de Profissionais para o SUS
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v6i3.3928Palavras-chave:
Formação. Saúde. Diretrizes Nacionais Curriculares. Educação Permanente.Resumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação da saúde orientam para uma formação que promova o desenvolvimento intelectual e a capacitação permanente na busca da autonomia profissional. Este estudo objetivou discutir sobre as competências e habilidades orientadas pelas diretrizes para a formação de profissionais da saúde no contexto do SUS. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo bibliográfico. Os resultados apontam que as diretrizes orientam para uma formação que qualifique o profissional para o SUS, através de seis competências gerais que devem ser comuns a todos os profissionais da saúde. Atenção à saúde; tomada de decisões, com base em evidências científicas; comunicação; liderança, para o trabalho em equipe multiprofissional; administração e gerenciamento, e Educação Permanente. Considerou-se o despreparo de profissionais diante da complexidade do serviço e da subjetividade que toda prática de atenção à saúde exige, possibilitando discussões sobre a responsabilidade das escolas de saúde frente aos desafios do SUS. Considerou-se, que as DCNs e orientações emanadas por suas competências e habilidades gerais, incluídas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, uma vez problematizadas e assumidas pela escola e articulados com o poder público, podem ser o caminho para uma real mudança no perfil dos profissionais da saúde no SUS.
National Curriculum Guidelines and a Professional Training for SUS
Abstract – The National Curricular Directives for health degree courses orient toward a forming that promotes the intellectual development and the permanent training in the search for professional autonomy. This study aimed to discuss about the competencies and skills guided by the Directives for the training of health professionals in the UHS context. It is a qualitative study of the bibliographical type. The results show that the directives orient toward a forming that qualifies the professional to the UHS through six general competencies that must be common to all healthcare professionals. Health care; decision taking, based on scientific evidence; communication; leadership, to work in multidisciplinary team; administration and management, and Continuing Education. We have considered the unpreparedness of professionals on the complexity of the service and subjectivity that any practice of health care demands, enabling discussions about the responsibility of health schools face the challenges of the UHS. We have considered that the DCNs and guidelines issued by their skills and general abilities, including the Pedagogic Projects of the Course, once problematized and assumed by the school and coordinated with the public administration, may be the way to real change in professional health profile in the UHS.
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