https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/issue/feedRevista Brasileira de Educação e Saúde2024-04-02T07:47:09-03:00Milena Nunes Alves de Sousamilenanunes@hotmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES) é um periódico do Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA). É editada trimestralmente, em formato eletrônico, destinada a divulgação de trabalhos científicos originais e inéditos, redigidos em português, espanhol e inglês, sendo um espaço aberto para publicações nas grandes áreas de educação e saúde, priorizando artigos científicos, notas científicas e revisões bibliográficas. Tem seu registro ISSN: 2358-2391, é um periódico de acesso livre pertencente ao Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas-GVAA, uma associação de direito privado sem fins lucrativos, sediada à Rua: Severino Rosas de Assis, 86; Bairro: Petrópolis; Pombal, Paraíba; Brasil; CEP: 58840-000. É editada trimestralmente, no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, elaborados em português, inglês ou espanhol. Tem a Missão de Promover divulgação científica de forma integral e gratuita de resultados de pesquisas nas grandes áreas de conhecimento em educação e Saúde.</p> <p>Para tornar possível, um bom trabalho nesta área utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>) <em> desenvolvido pelo </em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo <a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a> e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).</p> <p>Atualmente, a Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES) está indexada nas seguintes bases de dados: </p> <p><a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/728">Diadorim</a>; <a href="https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=23284">Dialnet</a>; <a href="http://ezb.uni-regensburg.de/detail.phtml?bibid=AAAAA&colors=7&lang=en&jour_id=201785">EZ3</a>; <a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=BBdRjoUAAAAJ&hl=pt-BR">Google Acadêmico</a>;<a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21947"> Latindex</a>; <a href="http://antigo.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre">LivRe</a>; <a href="http://www-periodicos-capes-gov-br.ez345.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&mn=70&smn=78&sfx=buscaRapida&type=p&Itemid=125">Portal de Periodicos da CAPES</a>; <a href="https://redib.org/Record/oai_revista1866-revista-de-gest%C3%A3o-ambiental-e-sustentabilidade--geas">Redib</a>. Estes indexadores nacionais e internacionais têm como objetivo aumentar a visibilidade e o impacto dos artigos publicados pela revista.</p> <p>Endereço eletrônico: https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES</p>https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10441Melhoria dos resultados na primeira infância através de estratégias de acompanhamento pré-natal e busca ativa na atenção primária2024-04-01T11:37:08-03:00Lucas Teixeira Campos Queirozlucasqgalo@gmail.comRaissa Duarte Rocha Diasraissaduarterochadias@gmail.comBruno Henrique Gonçalves Almadabhgalmada@outlook.comEduardo Amorim Leiteeduardo.am.leite@gmail.comMariana Lanuza Campos Pereiramarilanuza17@gmail.com<p>Este artigo apresenta uma revisão da literatura com o intuito de explorar a eficácia de estratégias de acompanhamento pré-natal e de busca ativa na melhoria dos resultados na primeira infância, dentro do contexto da atenção primária à saúde. A primeira infância, caracterizada pelo período que se estende desde a gestação até os primeiros anos de vida da criança, é reconhecida como uma etapa para o desenvolvimento humano, exercendo influência sobre a saúde, o bem-estar e as capacidades cognitivas e sociais ao longo da vida. Diante da importância desta fase, o estudo visa identificar e analisar as intervenções que se mostraram eficientes na promoção de um desenvolvimento saudável durante este período crítico. A metodologia empregada consistiu em uma busca nas principais bases de dados científicas, selecionando estudos que abordam o impacto de estratégias de acompanhamento pré-natal e busca ativa implementadas na atenção primária à saúde, com foco nos resultados obtidos na primeira infância. Os resultados desta revisão evidenciam que estratégias bem estruturadas de acompanhamento pré-natal e busca ativa são basilares para a detecção precoce de riscos à saúde materno-infantil, além de promoverem práticas saudáveis entre gestantes e famílias. Observou-se que tais estratégias contribuem para a redução de incidências de morbidades e mortalidades neonatais e infantis, assim como para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças. Igualmente, os estudos analisados indicam que a implementação dessas ações na atenção primária potencializa o vínculo entre as famílias e os sistemas de saúde, garantindo um acompanhamento mais efetivo e personalizado.</p>2024-04-02T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lucas Teixeira Campos Queiroz, Raissa Duarte Rocha Dias, Maria Eduarda Xavier Vitória, Eduardo Amorim Leite, Victor Rohlfs Barbosa Gaetanihttps://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10346Percepção dos acadêmicos sobre o estágio em cuidado farmacêutico 2024-02-21T12:48:58-03:00Rafael Araujo Silvarafaelaraujosilva95@gmail.comPedro Carlos de Almeida Netopcdealmeida.neto@gmail.comLuana Sueli Silvaluana.falavinha@outlook.comThatiane Bárbara de Barrosthatiane.barros@sou.unifal-mg.edu.brTiago Marques Reistiago.reis@unifal-mg.edu.brLuciene Marqueslualvesmarques@gmail.com<p>Há pelo menos quarenta anos, o cuidado farmacêutico e os mais variados serviços que compõe essa prática clínica, tem levado a economia de milhões de dólares com saúde ao melhorar o estado clínico dos pacientes e retardar a progressão das condições de saúde dos mesmos. Diante disso, foi implantado um Consultório Farmacêutico na Central de Distribuição de Medicamentos em Alfenas-MG, com finalidade de prover esses serviços farmacêuticos e oferecer estágio curricular aos acadêmicos de Farmácia. O objetivo foi analisar a percepção dos acadêmicos que fizeram estágio voluntário supervisionado no Consultório Farmacêutico de fevereiro de 2018 a novembro de 2019 por meio de um estudo qualitativo. Os estagiários foram entrevistados a respeito da sua experiência e as entrevistas (n=17) foram gravadas, transcritas, avaliadas e as respostas foram divididas em cinco categorias. Observou-se que as falas mais recorrentes sobre a importância do estágio foram: experiência clínica pelo contato direto com o paciente (71%), aplicação dos conhecimentos teóricos na prática (50%), oportunidade de ajudar os pacientes (14%). Em relação às dificuldades/desvantagens encontradas: comunicação com o paciente (43%), tempo para estudos/atividades (28%), dificuldade de integralização dos conhecimentos (28%). As falas mais recorrentes sobre as facilidades/vantagens encontradas foram: localização do consultório (21%), comunicação com o paciente (43%), suporte dos orientadores (15%). Os acadêmicos sugeriram: aumentar horário de atendimento (28%), reunião para discussão de casos clínicos (21%), treinamentos (14%). De acordo com os resultados, percebe-se que a participação do discente no Consultório Farmacêutico contribui positivamente para sua formação e qualificação profissional na área do cuidado farmacêutico.</p> <p><strong> </strong></p>2024-04-14T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Rafael Araujo Silva, Pedro Carlos de Almeida Neto, Luana Sueli Silva, Thatiane Bárbara de Barros, Tiago Marques Reis, Luciene Marques