https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/issue/feed Revista Brasileira de Educação e Saúde 2024-07-01T07:26:24-03:00 Milena Nunes Alves de Sousa milenanunes@hotmail.com Open Journal Systems <p>A Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES) é um periódico do Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA). É editada trimestralmente, em formato eletrônico, destinada a divulgação de trabalhos científicos originais e inéditos, redigidos em português, espanhol e inglês, sendo um espaço aberto para publicações nas grandes áreas de educação e saúde, priorizando artigos científicos, notas científicas e revisões bibliográficas. Tem seu registro ISSN: 2358-2391, é um periódico de acesso livre pertencente ao Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas-GVAA, uma associação de direito privado sem fins lucrativos, sediada à Rua: Severino Rosas de Assis, 86; Bairro: Petrópolis; Pombal, Paraíba; Brasil; CEP: 58840-000. É editada trimestralmente, no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, elaborados em português, inglês ou espanhol. Tem a Missão de Promover divulgação científica de forma integral e gratuita de resultados de pesquisas nas grandes áreas de conhecimento em educação e Saúde.</p> <p>Para tornar possível, um bom trabalho nesta área utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>)&nbsp;<em>&nbsp;desenvolvido pelo&nbsp;</em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo&nbsp;<a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a>&nbsp;e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).</p> <p>Atualmente, a&nbsp; Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES) está indexada nas seguintes bases de dados:&nbsp;</p> <p><a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/728">Diadorim</a>;&nbsp;<a href="https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=23284">Dialnet</a>;&nbsp;<a href="http://ezb.uni-regensburg.de/detail.phtml?bibid=AAAAA&amp;colors=7&amp;lang=en&amp;jour_id=201785">EZ3</a>;&nbsp;<a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=BBdRjoUAAAAJ&amp;hl=pt-BR">Google Acadêmico</a>;<a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21947">&nbsp;Latindex</a>;&nbsp;<a href="http://antigo.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre">LivRe</a>;&nbsp;<a href="http://www-periodicos-capes-gov-br.ez345.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&amp;mn=70&amp;smn=78&amp;sfx=buscaRapida&amp;type=p&amp;Itemid=125">Portal de Periodicos da CAPES</a>;&nbsp;<a href="https://redib.org/Record/oai_revista1866-revista-de-gest%C3%A3o-ambiental-e-sustentabilidade--geas">Redib</a>. Estes indexadores nacionais e internacionais têm como objetivo aumentar a visibilidade e o impacto dos artigos publicados pela revista.</p> <p>Endereço eletrônico: https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES</p> https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10405 Redes sociais como ferramenta de divulgação científica das ações em alimentação e nutrição por nutricionistas 2024-03-08T20:03:43-03:00 Celina Szuchmacher Oliveira celinaso@id.uff.br Marcia Regina Viana marcianutrifil@gmail.com Yasmin Alves Villaseca villasecayasmin5@gmail.com Janaina Cabral Corrêa Lima jacacoli20@gmail.com Júlia Ferreira Xavier juliaferrei@gmail.com Pedro Carvalho de Araújo praimia@gmail.com <p>Redes sociais virtuais(RSV) são estratégicas para divulgar ações de nutricionistas.O CFN reconhece as áreas Nutrição Clínica(NC);Alimentação Coletiva (NAC); Esportes e Exercício Físico(NEEF);Saúde Coletiva(NSC);Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos(NICA);Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPEx). <strong>Objetivo</strong>:investigar usos reconhecidos de RSV como estratégia para promoção da saúde e valorização profissional. <strong>Método:</strong><em>Scoping review</em> em 6 bases de dados. <strong>Resultados</strong>:Na NSC as RSV enfatizaram o conhecimento em saúde, educação e pesquisa. Na NEPEx as RSV são inovadoras ao conhecimento.NEEF reforçou credibilidade às informações profissionais.NICA utilizou RSV para dirimir dúvidas em alimentação infantil, relação de nutricionista e seguidores, substitutos do leite materno e papel de profissionais de saúde. A NC evidenciou seu uso para adolescentes com transtornos alimentares, divulgação de serviços e captação de clientes. A NAC deu ênfase às informações sobre alimentação saudável e gestão da saúde. <strong>Conclusão</strong>: nutricionistas utilizam RSV nas áreas de atuação para informações sobre alimentação, nutrição e educação em saúde, inovação da comunicação no ensino superior, na oferta de serviços e captação de clientes, proporcionar credibilidade às informações sobre alimentação e nutrição disponibilizadas virtual.</p> 2024-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Celina Szuchmacher Oliveira, Marcia Regina Viana, Yasmin Alves Villaseca, Janaina Cabral Corrêa Lima, Júlia Ferreira Xavier, Pedro Carvalho de Araújo https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9623 Currículo de formação de profissionais de saúde no Brasil: qual o lugar para interprofissionalidade? 2023-05-28T18:22:27-03:00 Andréa Echeverria Martins Arraes de Alencar andrea.echemartins@gmail.com <p>O objetivo do trabalho é situar na área do currículo, a teoria crítica e o sentido que esta concepção teórica lhe atribui. A metodologia aplicada foi a análise bibliográfica e documental. Desta forma nos deteremos na análise de textos tendo como referência o ciclo contínuo de políticas (Bowles e Ball, 1992) ao nível do contexto de influência e o contexto de produção de texto, que servirão de base para a problematização dos modelos pedagógico-curriculares adotados pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. A análise documental permitiu aprofundar o saber teórico sobre os documentos institucionais oficiais que sustentam a missão e os projetos pedagógicos dos cursos da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, situando os marcos políticos regulatórios do conhecimento sobre o currículo para os profissionais de saúde no mundo e no Brasil e, que objetivou aprofundar o conhecimento, sentidos e processos que caracterizam os currículos de formação em saúde, tanto na sua justificação política, teórica e conceptual, como na sua dimensão processual, de planejamento e das metodologias de ensino seguidas para a sua concretização. Constrói-se no artigo o arcabouço inicial de uma trajetória analítica sobre a relação entre o conceito de currículo, as metodologias de ensino-aprendizagem e a interprofissionalidade, na perspectiva da formação do profissional de saúde. Parte-se da compreensão da relação entre o currículo Integrado como propiciador de aprendizagem colaborativa. Apresenta-se para esta análise as concepções de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Aprendizagem Significativa (AS) que, por sua vez, determinam uma orientação metodológica que sustentam a proposta curricular de cursos de saúde voltadas para a formação interprofissional. Os resultados apontam para a importância da inclusão nos currículos das abordagens metodológicas inovadoras e comprometidas com o contexto em que ocorre, assim como a motivação dos estudantes e professores/tutores e a colaboração, que facilite a aprendizagem ativa, autônoma, problematizadora e significativa para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no campo da saúde.</p> 2024-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Andréa Echeverria Martins Arraes de Alencar https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10353 Conhecimento e percepções de estudantes universitários da área da saúde acerca da vacinação contra covid-19 2024-02-14T18:40:42-03:00 Ana Lívia Marques Silva analiviamarques2001@gmail.com Beatriz Fernandes Távora Arruda beatrizftavora@gmail.com Érika Caroline Cisne Rodrigues erikaccisne@gmail.com Marianny da Silva Barreto mariannybarreto12@gmail.com Lia Maria Bastos Peixoto Leitão lia0511@gmail.com Ito Liberato Barroso Neto itoliberato@gmail.com <p>Diante da pandemia provocada pela disseminação mundial do vírus SARS-CoV-2, a vacinação se apresentou como o melhor método capaz de proteger as pessoas da COVID-19. Nesse contexto, destaca-se a importância da aceitação da população em relação à vacina para o alcance da imunização em massa. Reconhecendo a importância dos profissionais da área da saúde na formação de opinião sobre esse tema, o presente estudo objetivou analisar o conhecimento e as percepções dos alunos dos cursos da área da saúde do Centro Universitário Christus (Ceará) acerca da vacinação contra COVID-19 por um questionário eletrônico. No total, 361 alunos foram incluídos no estudo. A maior parte da amostra (52.1%) recebeu apenas 3 doses da vacina. A maior parte do grupo que recebeu 4 doses (97.3%) acreditava que a vacinação é a melhor forma de evitar as complicações da doença. A participação em aulas sobre esse tema na graduação mostrou-se relevante tanto para o conhecimento de que a vacinação não impede todos os casos da doença quanto para a escolha fontes de informação mais confiáveis sobre o assunto. Identificaram-se também fatores que motivaram a vacinação contra a COVID-19, bem como justificativas para a recusa de alguma dose. Tais resultados ratificam a importância da abordagem da doença COVID-19 durante o processo de aprendizagem no ambiente universitário.</p> 2024-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Ana Lívia Marques Silva, Beatriz Fernandes Távora Arruda, Érika Caroline Cisne Rodrigues, Marianny da Silva Barreto, Lia Maria Bastos Peixoto Leitão, Ito Liberato Barroso Neto https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10406 Resposta ao uso de lactase em pacientes com intolerância à lactose 2024-03-09T18:49:16-03:00 Maria Eduarda da Silva Januario med-mariajanuario@camporeal.edu.br Daniely Dhara Bittencourt med-danielybittencourt@camporeal.edu.br Celso Nilo Didoné Filho celsokurama@hotmail.com <p><strong>Introdução: </strong><span style="font-weight: 400;">Intolerância à Lactose é o nome que se dá ao aparecimento de sintomas abdominais após a ingestão de leite e derivados. Pessoas com essa condição apresentam uma menor capacidade de hidrolisar a lactose, carboidrato presente nesses alimentos. A sintomatologia típica cursa com dor abdominal, flatulência e diarreia, cerca de 30 minutos a 2 horas após o consumo destes alimentos. Após o diagnóstico, o paciente pode retirar a lactose total ou parcialmente da dieta, além de optar pela suplementação com a enzima lactase em comprimidos. Nesse estudo objetivamos conhecer a taxa de melhora da sintomatologia abdominal com a suplementação com a enzima lactase, para que esses pacientes não precisem retirar lácteos de suas dietas. </span><strong>Métodos:</strong><span style="font-weight: 400;"> Análise de um questionário virtual pré estruturado para verificar a taxa de melhora da sintomatologia da intolerância à lactose, e sua relação com a quantidade de comprimidos utilizados. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Participaram do estudo 242 pacientes, sendo que a maioria foi composta por mulheres (59,5%). Além disso, 94,2% dos pacientes relataram melhora total ou parcial da sintomatologia com a utilização da lactase. O sintoma mais frequente foi a flatulência, entretanto, este não teve relação significativa com a quantidade de lactase ingerida. A diarreia, por outro lado, mostrou que necessita de mais comprimidos para melhorar significativamente. </span><strong>Conclusão:</strong><span style="font-weight: 400;"> a maioria dos pacientes apresenta melhora com o uso da enzima antes de refeições que contenham leite (94,2%) e a diarreia é o melhor sintoma para quantificar os comprimidos de lactase que cada paciente deve utilizar.</span></p> 2024-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Maria Eduarda da Silva Januario, Daniely Dhara Bittencourt, Celso Nilo Didoné Filho https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10421 Conhecimento sobre primeiros socorros na educação médica: experiência em capacitação pela Cruz Vermelha 2024-03-28T15:28:40-03:00 Frida Chaves Giordani fcg.med21@uea.edu.br Luiza Azevedo Silva las.med21@uea.edu.br Jennifer Victória da Silva Bentes jvdsb.med21@uea.edu.br Maria Victória Fonseca Trindade mvft.med21@uea.edu.br Karen Gabrielle Santos Saunier kgss.med21@uea.edu.br Dhayane Lemes Reis dlr.med21@uea.edu.br <p>Primeiros socorros consistem no primeiro cuidado realizado em lesões agudas. Os seus objetivos incluem a preservação da vida, alívio do sofrimento, prevenção de complicações e promoção da recuperação e podem ser prestados por qualquer um em qualquer situação. Entretanto, pouco se é abordado acerca da preparação para atendimentos em caráter pré-hospitalar para estudantes de medicina e pouco se avalia sua capacitação acerca disso. Por isso, este artigo tem como objetivo relatar a experiência de estudantes de medicina em um curso capacitante ministrado pela Cruz Vermelha Brasileira Amazonas e mostrar a relevância das habilidades e das competências em primeiros socorros durante a graduação médica, após sua capacitação por meio de curso extra-curricular. O estudo foi elaborado a partir de impressões e discussões entre dois dos estudantes de medicina que participaram do curso acerca da agregação do conteúdo do curso sobre atendimento pré-hospitalar para a formação profissional como médicos e sua comparação com a abordagem da mesma temática no ensino superior no curso de medicina e revisão da literatura sobre o assunto. Com base em reflexões feitas durante e após a participação do curso, é perceptível que o aprendizado forneceu conhecimento e habilidades necessárias para manejo de emergências pré-hospitalar, entretanto, ainda não é suficiente para consolidação do conhecimento que médicos em formação deveriam possuir, além disso, essa condição é deficitária em outras instituições de ensino superior. Contudo, a produção de estudos mais atualizados e mais aprofundados no assunto é necessária para mais discussões.</p> 2024-07-01T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Frida Chaves Giordani, Luiza Azevedo Silva, Jennifer Victória da Silva Bentes , Maria Victória Fonseca Trindade, Karen Gabrielle Santos Saunier, Dhayane Lemes Reis