Revista Brasileira de Educação e Saúde https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES <p>A Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES) é um periódico do Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA). É editada trimestralmente, em formato eletrônico, destinada a divulgação de trabalhos científicos originais e inéditos, redigidos em português, espanhol e inglês, sendo um espaço aberto para publicações nas grandes áreas de educação e saúde, priorizando artigos científicos, notas científicas e revisões bibliográficas. Tem seu registro ISSN: 2358-2391, é um periódico de acesso livre pertencente ao Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas-GVAA, uma associação de direito privado sem fins lucrativos, sediada à Rua: Severino Rosas de Assis, 86; Bairro: Petrópolis; Pombal, Paraíba; Brasil; CEP: 58840-000. É editada trimestralmente, no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, elaborados em português, inglês ou espanhol. Tem a Missão de Promover divulgação científica de forma integral e gratuita de resultados de pesquisas nas grandes áreas de conhecimento em educação e Saúde.</p> <p>Para tornar possível, um bom trabalho nesta área utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>)&nbsp;<em>&nbsp;desenvolvido pelo&nbsp;</em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo&nbsp;<a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a>&nbsp;e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).</p> <p>Atualmente, a&nbsp; Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES) está indexada nas seguintes bases de dados:&nbsp;</p> <p><a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/728">Diadorim</a>;&nbsp;<a href="https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=23284">Dialnet</a>;&nbsp;<a href="http://ezb.uni-regensburg.de/detail.phtml?bibid=AAAAA&amp;colors=7&amp;lang=en&amp;jour_id=201785">EZ3</a>;&nbsp;<a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=BBdRjoUAAAAJ&amp;hl=pt-BR">Google Acadêmico</a>;<a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21947">&nbsp;Latindex</a>;&nbsp;<a href="http://antigo.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre">LivRe</a>;&nbsp;<a href="http://www-periodicos-capes-gov-br.ez345.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&amp;mn=70&amp;smn=78&amp;sfx=buscaRapida&amp;type=p&amp;Itemid=125">Portal de Periodicos da CAPES</a>;&nbsp;<a href="https://redib.org/Record/oai_revista1866-revista-de-gest%C3%A3o-ambiental-e-sustentabilidade--geas">Redib</a>. Estes indexadores nacionais e internacionais têm como objetivo aumentar a visibilidade e o impacto dos artigos publicados pela revista.</p> <p>Endereço eletrônico: https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES</p> pt-BR <p>Termo de cess milenanunes@hotmail.com (Milena Nunes Alves de Sousa) patricim@gmail.com (PBM) Mon, 01 Jul 2024 07:26:24 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Redes sociais como ferramenta de divulgação científica das ações em alimentação e nutrição por nutricionistas https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10405 <p>Redes sociais virtuais(RSV) são estratégicas para divulgar ações de nutricionistas.O CFN reconhece as áreas Nutrição Clínica(NC);Alimentação Coletiva (NAC); Esportes e Exercício Físico(NEEF);Saúde Coletiva(NSC);Cadeia de Produção, Indústria e Comércio de Alimentos(NICA);Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPEx). <strong>Objetivo</strong>:investigar usos reconhecidos de RSV como estratégia para promoção da saúde e valorização profissional. <strong>Método:</strong><em>Scoping review</em> em 6 bases de dados. <strong>Resultados</strong>:Na NSC as RSV enfatizaram o conhecimento em saúde, educação e pesquisa. Na NEPEx as RSV são inovadoras ao conhecimento.NEEF reforçou credibilidade às informações profissionais.NICA utilizou RSV para dirimir dúvidas em alimentação infantil, relação de nutricionista e seguidores, substitutos do leite materno e papel de profissionais de saúde. A NC evidenciou seu uso para adolescentes com transtornos alimentares, divulgação de serviços e captação de clientes. A NAC deu ênfase às informações sobre alimentação saudável e gestão da saúde. <strong>Conclusão</strong>: nutricionistas utilizam RSV nas áreas de atuação para informações sobre alimentação, nutrição e educação em saúde, inovação da comunicação no ensino superior, na oferta de serviços e captação de clientes, proporcionar credibilidade às informações sobre alimentação e nutrição disponibilizadas virtual.</p> Celina Szuchmacher Oliveira, Marcia Regina Viana, Yasmin Alves Villaseca, Janaina Cabral Corrêa Lima, Júlia Ferreira Xavier, Pedro Carvalho de Araújo Copyright (c) 2024 Celina Szuchmacher Oliveira, Marcia Regina Viana, Yasmin Alves Villaseca, Janaina Cabral Corrêa Lima, Júlia Ferreira Xavier, Pedro Carvalho de Araújo http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10405 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 -0300 Currículo de formação de profissionais de saúde no Brasil: qual o lugar para interprofissionalidade? https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9623 <p>O objetivo do trabalho é situar na área do currículo, a teoria crítica e o sentido que esta concepção teórica lhe atribui. A metodologia aplicada foi a análise bibliográfica e documental. Desta forma nos deteremos na análise de textos tendo como referência o ciclo contínuo de políticas (Bowles e Ball, 1992) ao nível do contexto de influência e o contexto de produção de texto, que servirão de base para a problematização dos modelos pedagógico-curriculares adotados pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. A análise documental permitiu aprofundar o saber teórico sobre os documentos institucionais oficiais que sustentam a missão e os projetos pedagógicos dos cursos da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS, situando os marcos políticos regulatórios do conhecimento sobre o currículo para os profissionais de saúde no mundo e no Brasil e, que objetivou aprofundar o conhecimento, sentidos e processos que caracterizam os currículos de formação em saúde, tanto na sua justificação política, teórica e conceptual, como na sua dimensão processual, de planejamento e das metodologias de ensino seguidas para a sua concretização. Constrói-se no artigo o arcabouço inicial de uma trajetória analítica sobre a relação entre o conceito de currículo, as metodologias de ensino-aprendizagem e a interprofissionalidade, na perspectiva da formação do profissional de saúde. Parte-se da compreensão da relação entre o currículo Integrado como propiciador de aprendizagem colaborativa. Apresenta-se para esta análise as concepções de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e Aprendizagem Significativa (AS) que, por sua vez, determinam uma orientação metodológica que sustentam a proposta curricular de cursos de saúde voltadas para a formação interprofissional. Os resultados apontam para a importância da inclusão nos currículos das abordagens metodológicas inovadoras e comprometidas com o contexto em que ocorre, assim como a motivação dos estudantes e professores/tutores e a colaboração, que facilite a aprendizagem ativa, autônoma, problematizadora e significativa para todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no campo da saúde.</p> Andréa Echeverria Martins Arraes de Alencar Copyright (c) 2024 Andréa Echeverria Martins Arraes de Alencar http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/9623 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 -0300 Conhecimento e percepções de estudantes universitários da área da saúde acerca da vacinação contra covid-19 https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10353 <p>Diante da pandemia provocada pela disseminação mundial do vírus SARS-CoV-2, a vacinação se apresentou como o melhor método capaz de proteger as pessoas da COVID-19. Nesse contexto, destaca-se a importância da aceitação da população em relação à vacina para o alcance da imunização em massa. Reconhecendo a importância dos profissionais da área da saúde na formação de opinião sobre esse tema, o presente estudo objetivou analisar o conhecimento e as percepções dos alunos dos cursos da área da saúde do Centro Universitário Christus (Ceará) acerca da vacinação contra COVID-19 por um questionário eletrônico. No total, 361 alunos foram incluídos no estudo. A maior parte da amostra (52.1%) recebeu apenas 3 doses da vacina. A maior parte do grupo que recebeu 4 doses (97.3%) acreditava que a vacinação é a melhor forma de evitar as complicações da doença. A participação em aulas sobre esse tema na graduação mostrou-se relevante tanto para o conhecimento de que a vacinação não impede todos os casos da doença quanto para a escolha fontes de informação mais confiáveis sobre o assunto. Identificaram-se também fatores que motivaram a vacinação contra a COVID-19, bem como justificativas para a recusa de alguma dose. Tais resultados ratificam a importância da abordagem da doença COVID-19 durante o processo de aprendizagem no ambiente universitário.</p> Ana Lívia Marques Silva, Beatriz Fernandes Távora Arruda, Érika Caroline Cisne Rodrigues, Marianny da Silva Barreto, Lia Maria Bastos Peixoto Leitão, Ito Liberato Barroso Neto Copyright (c) 2024 Ana Lívia Marques Silva, Beatriz Fernandes Távora Arruda, Érika Caroline Cisne Rodrigues, Marianny da Silva Barreto, Lia Maria Bastos Peixoto Leitão, Ito Liberato Barroso Neto http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10353 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 -0300 Resposta ao uso de lactase em pacientes com intolerância à lactose https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10406 <p><strong>Introdução: </strong><span style="font-weight: 400;">Intolerância à Lactose é o nome que se dá ao aparecimento de sintomas abdominais após a ingestão de leite e derivados. Pessoas com essa condição apresentam uma menor capacidade de hidrolisar a lactose, carboidrato presente nesses alimentos. A sintomatologia típica cursa com dor abdominal, flatulência e diarreia, cerca de 30 minutos a 2 horas após o consumo destes alimentos. Após o diagnóstico, o paciente pode retirar a lactose total ou parcialmente da dieta, além de optar pela suplementação com a enzima lactase em comprimidos. Nesse estudo objetivamos conhecer a taxa de melhora da sintomatologia abdominal com a suplementação com a enzima lactase, para que esses pacientes não precisem retirar lácteos de suas dietas. </span><strong>Métodos:</strong><span style="font-weight: 400;"> Análise de um questionário virtual pré estruturado para verificar a taxa de melhora da sintomatologia da intolerância à lactose, e sua relação com a quantidade de comprimidos utilizados. </span><strong>Resultados: </strong><span style="font-weight: 400;">Participaram do estudo 242 pacientes, sendo que a maioria foi composta por mulheres (59,5%). Além disso, 94,2% dos pacientes relataram melhora total ou parcial da sintomatologia com a utilização da lactase. O sintoma mais frequente foi a flatulência, entretanto, este não teve relação significativa com a quantidade de lactase ingerida. A diarreia, por outro lado, mostrou que necessita de mais comprimidos para melhorar significativamente. </span><strong>Conclusão:</strong><span style="font-weight: 400;"> a maioria dos pacientes apresenta melhora com o uso da enzima antes de refeições que contenham leite (94,2%) e a diarreia é o melhor sintoma para quantificar os comprimidos de lactase que cada paciente deve utilizar.</span></p> Maria Eduarda da Silva Januario, Daniely Dhara Bittencourt, Celso Nilo Didoné Filho Copyright (c) 2024 Maria Eduarda da Silva Januario, Daniely Dhara Bittencourt, Celso Nilo Didoné Filho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10406 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 -0300 Conhecimento sobre primeiros socorros na educação médica: experiência em capacitação pela Cruz Vermelha https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10421 <p>Primeiros socorros consistem no primeiro cuidado realizado em lesões agudas. Os seus objetivos incluem a preservação da vida, alívio do sofrimento, prevenção de complicações e promoção da recuperação e podem ser prestados por qualquer um em qualquer situação. Entretanto, pouco se é abordado acerca da preparação para atendimentos em caráter pré-hospitalar para estudantes de medicina e pouco se avalia sua capacitação acerca disso. Por isso, este artigo tem como objetivo relatar a experiência de estudantes de medicina em um curso capacitante ministrado pela Cruz Vermelha Brasileira Amazonas e mostrar a relevância das habilidades e das competências em primeiros socorros durante a graduação médica, após sua capacitação por meio de curso extra-curricular. O estudo foi elaborado a partir de impressões e discussões entre dois dos estudantes de medicina que participaram do curso acerca da agregação do conteúdo do curso sobre atendimento pré-hospitalar para a formação profissional como médicos e sua comparação com a abordagem da mesma temática no ensino superior no curso de medicina e revisão da literatura sobre o assunto. Com base em reflexões feitas durante e após a participação do curso, é perceptível que o aprendizado forneceu conhecimento e habilidades necessárias para manejo de emergências pré-hospitalar, entretanto, ainda não é suficiente para consolidação do conhecimento que médicos em formação deveriam possuir, além disso, essa condição é deficitária em outras instituições de ensino superior. Contudo, a produção de estudos mais atualizados e mais aprofundados no assunto é necessária para mais discussões.</p> Frida Chaves Giordani, Luiza Azevedo Silva, Jennifer Victória da Silva Bentes , Maria Victória Fonseca Trindade, Karen Gabrielle Santos Saunier, Dhayane Lemes Reis Copyright (c) 2024 Frida Chaves Giordani, Luiza Azevedo Silva, Jennifer Victória da Silva Bentes , Maria Victória Fonseca Trindade, Karen Gabrielle Santos Saunier, Dhayane Lemes Reis http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/10421 Mon, 01 Jul 2024 00:00:00 -0300