Revista Brasileira de Educação e Saúde https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES <p>A Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES) é um periódico do Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA). É editada trimestralmente, em formato eletrônico, destinada a divulgação de trabalhos científicos originais e inéditos, redigidos em português, espanhol e inglês, sendo um espaço aberto para publicações nas grandes áreas de educação e saúde, priorizando artigos científicos, notas científicas e revisões bibliográficas. Tem seu registro ISSN: 2358-2391, é um periódico de acesso livre pertencente ao Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas-GVAA, uma associação de direito privado sem fins lucrativos, sediada à Rua: Severino Rosas de Assis, 86; Bairro: Petrópolis; Pombal, Paraíba; Brasil; CEP: 58840-000. É editada trimestralmente, no formato eletrônico, destinando-se à divulgação de artigos técnico-científicos originais e inéditos, elaborados em português, inglês ou espanhol. Tem a Missão de Promover divulgação científica de forma integral e gratuita de resultados de pesquisas nas grandes áreas de conhecimento em educação e Saúde.</p> <p>Para tornar possível, um bom trabalho nesta área utilizamos o software para revistas eletrônicas Open Journal Systems (<em>OJS</em>)&nbsp;<em>&nbsp;desenvolvido pelo&nbsp;</em>Public Knowledge Project (PKP), sob a orientação de uso pelo&nbsp;<a href="http://www.ibict.br/">Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)</a>&nbsp;e da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC).</p> <p>Atualmente, a&nbsp; Revista Brasileira de Educação e Saúde (REBES) está indexada nas seguintes bases de dados:&nbsp;</p> <p><a href="https://diadorim.ibict.br/handle/1/728">Diadorim</a>;&nbsp;<a href="https://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=23284">Dialnet</a>;&nbsp;<a href="http://ezb.uni-regensburg.de/detail.phtml?bibid=AAAAA&amp;colors=7&amp;lang=en&amp;jour_id=201785">EZ3</a>;&nbsp;<a href="https://scholar.google.com.br/citations?user=BBdRjoUAAAAJ&amp;hl=pt-BR">Google Acadêmico</a>;<a href="https://www.latindex.org/latindex/ficha?folio=21947">&nbsp;Latindex</a>;&nbsp;<a href="http://antigo.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre">LivRe</a>;&nbsp;<a href="http://www-periodicos-capes-gov-br.ez345.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pmetabusca&amp;mn=70&amp;smn=78&amp;sfx=buscaRapida&amp;type=p&amp;Itemid=125">Portal de Periodicos da CAPES</a>;&nbsp;<a href="https://redib.org/Record/oai_revista1866-revista-de-gest%C3%A3o-ambiental-e-sustentabilidade--geas">Redib</a>. 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A Atenção Primária por ser o centro de comunicação com a Rede de Atenção do SUS deve organizar o fluxo de serviços de saúde, dos mais simples aos mais complexos. Portanto, é fundamental para o acompanhamento contínuo, no entanto, a escassez de profissionais capacitados, sobrecarga de serviços e fragmentação do cuidado desafiam sua longitudinalidade e qualidade. Além disso, a complexidade do cuidado ao idoso exige uma atuação interdisciplinar, envolvendo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e outros profissionais da saúde, garantindo uma abordagem biopsicossocial. O fortalecimento da Atenção Primária é essencial para prevenir complicações, reduzir internações desnecessárias e promover o envelhecimento saudável. A metodologia adotada neste trabalho foi uma revisão integrativa da literatura, abrangendo estudos dos últimos 10 anos, com foco nas práticas, desafios e políticas de saúde voltadas ao cuidado do idoso na Atenção Primária. A pesquisa destacou a importância de uma abordagem interdisciplinar e da articulação entre os níveis de atenção à saúde para melhorar a qualidade de vida dos idosos.</span></p> Isabela Giorgio Cosso, Raquel Godoy Cunha, Isabela da Silva Machado, Mariana Costa Maia, Paulo Cavalcante Apratto Junior, Márcia de Melo Dórea Copyright (c) 2025 Isabela Giorgio Cosso, Raquel Godoy Cunha, Isabela da Silva Machado, Mariana Costa Maia, Paulo Cavalcante Apratto Junior, Márcia de Melo Dórea http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/11101 Fri, 02 May 2025 00:00:00 -0300