O uso do team-based learning como metodologia de ensino de saúde coletiva na graduação em odontologia
DOI:
https://doi.org/10.18378/rebes.v8i1.5452Palavras-chave:
Educação Superior, Educação em Odontologia, Avaliação EducacionalResumo
O presente trabalho apresenta um estudo de método de ensino em odontologia frente à introdução de metodologia ativa para a prática pedagógica em saúde coletiva em curso de Odontologia. A proposta oportunizou discutir as características singulares de educação superior, com objetivo de avaliar o uso do team-based learning como estratégia metodológica de ensino. A metodologia de avaliação incluiu duas etapas, sendo observação não participante onde há posicionamento passivo do pesquisador e pesquisa de campo. Na primeira fundamentou-se o referencial teórico com definição de orientações, princípios e fundamentos da técnica; no segundo momento, registros em diário de campo e aplicação de roteiro de entrevista estruturada baseada em enfoque crítico-dialético. A amostra foi constituída por 150 alunos do curso de graduação de odontologia durante os anos de 2014 a 2016. Os resultados possibilitaram entender que a utilização da metodologia ativa estimula a participação protagonista do discente no processo de aprendizagem com ressignificação do conhecimento e possibilidade de avaliação imediata deste processo de aprendizado.Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer nº. 1.300. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. Brasília, DF, 06 nov. 2001. Seção 1, p. 25. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1300.pdf>. Acesso em: 08 abr. 2016.
CARCERERI, D. L.; PADILHA, A. C. L.; BASTOS, R. C. Fatores relevantes para a mudança na formação em Odontologia motivados pelo Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde). Revista da ABENO, v. 14, p. 1, p. 94-106, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática da educativa. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
JOHNSON, C. Review of book Team-Based Learning for Health Professions Education: A Guide to Using Small Groups for Improving Learning by Michaelsen, L. K.; Parmelee, D.X.; McMahon, K. K.; Ruth E. Levine, R. E. editors Foreword by Diane M. Billings. Sterling [VA]: Stylus Publishing, LLC; 2007. The Journal of Chiropractic Education. v. 23, n. 1, p. 47-48, Spring, 2009. PMCID: PMC2670235.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas (Temas básicos de educação e ensino). São Paulo: EPU, 1986.
MARIN, M. J. S.; GOMES, G.; MARVULO, M. M. L.; PRIMO, E. M.; BARBOSA, P. M. K.; DRUZIAN, S. Pós-graduação multiprofissional em saúde: resultados de experiências utilizando metodologias ativas. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.14, n.33, p.331-44, abr./jun. 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010000200008.
MICHAELSEN, L. K.; KNIGHT, A. B.; FINK, L. D. Team-Based Learning: A Transformative Use of Small Groups. 1. ed. Greenwood Publishing Group, 2002.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, D. A. (org.). Gestão democrática da educação. 8. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 1997.
PARMELEE, D. X.; LARRY, K..; MICHAELSEN, L. K.. Twelve tips for doing effective Team-Based Learning (TBL).Medical Teacher. v. 32, p. 118-122, 2010. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/fammuc/files/2016/05/TBL-3.pdf>.
PARO, V. H. Administração Escolar: introdução crítica. 11. ed. São Paulo: Cortez; 2002.
SIMON, E.; JEZINE, E.; VASCONCELOS, E. M.; RIBEIRO, K. S. Q. S. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e educação popular: encontros e desencontros no contexto da formação dos profissionais de saúde.Interface (Botucatu), v. 18, n. 2, p. 1355-1364, 2014.
SISK, R. J. Team-Basead Learning: Systematic Research Review. Journal of Nursing Education, v. 50, n. 12, p. 665-9, 2011.
THOMPSON, B. M.; SCHNEIDER, V. F.; HAIDET, P.; LEVINE, R. E.; MCMAHON, K. K.; PERKOWSKI, L. C.; RICHARDS, B. F. Team-based learning at ten medical schools: two years later. Medical Education, v. 41, p. 250-257, 2007. http://dx.doi.org/10.1111/j.1365-2929.2006.02684.x.
VALENÇA, A. M. G. A educação em saúde na formação do cirurgião – dentista: da necessidade à prática participativa. 1. ed. Niterói: EdUFF. 1998.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cess