INFLUENCE OF PLANTING TIMES OF CASTOR BEAN CULTIVARS IN THE DEVELOPMENT OF SEVERITY GREY MOLD AND THE MAIN GROWTH

Authors

  • Felipe Pianna Costa UFES
  • Lima Deleon Martins
  • Antonio Fernando de Souza
  • Alexandre Rosa dos Santos
  • Leônidas Leoni Belan

Keywords:

Ricinus communis L., manejo, botrytis ricini, desenvolvimento

Abstract

A mamona apesar de ser uma planta rústica, com grande capacidade de adaptação a diversas regiões do Brasil, ao contrário do que se acreditava, é bastante afetada por vários microrganismos, alguns dos quais chegam a causar prejuízos de grande expressão econômica, se as condições climáticas forem favoráveis ao seu desenvolvimento. Com o objetivo de avaliar a evolução da severidade do mofo cinzento e das variáveis de crescimento em função da época de plantio da mamona, este experimento foi instalado no período de janeiro de 2009 a julho de 2009, em campo, na Universidade Federal do Espírito Santo, no município de Alegre-ES. Foram avaliados os fatores épocas de plantio (24/jan, 24/fev) e cultivares (IAC 2028, IAC 226, IAC 80, Guarani, Paraguaçu). A evolução da doença e as variáveis de crescimento foram influenciadas pela interação dos fatores avaliados. Menor severidade de doença e maior desenvolvimento das cultivares foram observados na segunda época (24/fev). A cultivar Paraguaçu apresentou o menor índice de doença em ambas às épocas de plantio. Para as variáveis de crescimento a cultivar IAC 226 foi superior as demais cultivares estudadas em ambas as épocas de cultivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

26-11-2009

How to Cite

PIANNA COSTA, F.; MARTINS, L. D.; SOUZA, A. F. de; SANTOS, A. R. dos; BELAN, L. L. INFLUENCE OF PLANTING TIMES OF CASTOR BEAN CULTIVARS IN THE DEVELOPMENT OF SEVERITY GREY MOLD AND THE MAIN GROWTH. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 122–128, 2009. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/231. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)