Conservas de minimilho (Zea mays, L.) orgânico: Processamento e aceitação sensorial

Autores/as

  • Alana Rodrigues de Melo
  • Adriana Santuzza de Oliveira Duarte de Lima
  • Lenice Freiman Oliveira UFRRJ
  • Valéria Ruschid Tolentino
  • Camila Silva Vaz Branco

Resumen

O minimilho é uma espiga imatura ainda não fertilizada, é uma hortaliça, produto considerado fino, de textura crocante, sabor levemente adocicado e aparência delicada. O cultivo e o beneficiamento do minimilho no Brasil estão apenas no início, mas tem sido a aposta de alguns agricultores de produtos orgânicos na geração de renda e emprego. Sabe-se que a integridade do produto orgânico deve ser mantida nas fases pós-colheita e de processamento com uso de técnicas apropriadas visando à conservação e aumento de vida de prateleira desses alimentos. Esta pesquisa objetivou avaliar a qualidade de minimilho orgânico em conservas através das determinações de sólidos solúveis, pH, acidez total titulável, umidade, cinza, proteínas, lipídios,  carboidratos, valor calórico total e aceitação sensorial. Com os resultados obtidos concluiu-se que o minimilho orgânico se trata de um produto de baixo valor calórico e tem bom potencial para ser processado na forma de conservas mantendo sua integridade orgânica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lenice Freiman Oliveira, UFRRJ

Profa. Dra. Associada I do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria - ICHS – UFRRJ. BR 465, KM 7, Seropédica/RJ. CEP: 23890-000. E-mail: freiman@ufrrj.br

Publicado

2014-11-07

Cómo citar

MELO, A. R. de; LIMA, A. S. de O. D. de; OLIVEIRA, L. F.; TOLENTINO, V. R.; BRANCO, C. S. V. Conservas de minimilho (Zea mays, L.) orgânico: Processamento e aceitação sensorial. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 9, n. 4, p. 271–277, 2014. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2649. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

ARTÍCULOS

Artículos más leídos del mismo autor/a