MANUTENÇÃO FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE MILHO UTILIZANDO COMO PARÂMETRO DE COLHEITA A LINHA DO LEITE

Authors

  • Valécia Martins de Oliveira Universidade Federal de Uberlandia-UFU
  • Flavio Marçal dos Santos
  • Mirian Gotardo Universidade Luterana do Brasil

Abstract

O estudo da maturação é feito com objetivo de se determinar o ponto ideal de colheita, visando à produção e qualidade das sementes. A partir da maturidade fisiológica a semente esta praticamente desligada da planta mãe. O trabalho teve como objetivo avaliar o potencial fisiológico das sementes de milho, híbrido simples, com a finalidade de determinar o melhor ponto de colheita do material, levando-se em consideração o parâmetro da evolução decrescente da solidificação do endosperma (Milk line). O trabalho foi conduzido em duas etapas, à primeira realizou-se cruzamento das linhagens A e B, com finalidade de se obter um hibrido simples, para avaliações de colheita. O delineamento em campo foi em blocos ao acaso, onde os tratamentos foram coletados em vários estádios da linha do leite. A segunda etapa ocorreu no laboratório de Analise de Sementes, onde as sementes foram avaliadas pelos testes de germinação, vigor, teores de água e classificação da linha do leite, o delineamento utilizado foi inteiramente casualizado. Os dados foram analisados pelo programa SISVAR. Os resultados obtidos concluíram que o ponto de colheita ideal, se encontra dentro da faixa de 75% de endosperma solidificado, mostrando que, o acompanhamento da linha do leite é um método rápido e pratico para determinar o ponto de colheita do híbrido simples.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valécia Martins de Oliveira, Universidade Federal de Uberlandia-UFU

Engenheira Agronoma, Instituto de ciências agrárias - UFU -  colaboradora do programa de melhoramento de soja da Universidade Federal de Uberlândia-UFU, atudando na área de implantação de experimentos, redação e elaboração de artigos científicos e resumos para congressos.

Flavio Marçal dos Santos

Engenheiro Agronomo.

Mirian Gotardo, Universidade Luterana do Brasil

Doutora em produção e tecnologia de sementes, professora adjunto do Instituto Luterano de Ensino Superior – ULBRA – Universidade Luterana do Brasil,

Published

26-07-2011

How to Cite

OLIVEIRA, V. M. de; SANTOS, F. M. dos; GOTARDO, M. MANUTENÇÃO FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE MILHO UTILIZANDO COMO PARÂMETRO DE COLHEITA A LINHA DO LEITE. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 43–50, 2011. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/549. Acesso em: 27 apr. 2024.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)