GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO INICIAL DE MAMONEIRAS IRRIGADAS COM ÁGUA SALINA EM DIFERENTES VOLUMES DE SUBSTRATO

Authors

  • Gerônimo Ferreira da Silva CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL
  • Geraldo dos Santos Oliveira
  • Joab Josemar Vitor Ribeiro do Nascimento
  • Rodrigo Gomes Pereira
  • Maria Regilene de Freitas Costa Paiva

Abstract

O plantio de mamona (Ricinus communis L.) através de mudas pode ser uma alternativa para um melhor aproveitamento da curta estação chuvosa do semiárido brasileiro, porém nessa região, a água de irrigação, quase sempre, possui concentração salina que compromete a qualidade de mudas da grande maioria das oleaginosas. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo estudar os efeitos da salinidade da água de irrigação aos níveis de 0,5; 1,5; 2,5; 3,5; 4,5 e 5,5 dS m-1 e dois volumes de substrato: 1,0 e 2,5 L sobre a germinação de sementes e o crescimento inicial de duas cultivares de mamona (BRS Paraguaçu e BRS Nordestina). O estudo foi realizado a céu aberto na Estação Experimental da Embrapa Algodão, em Barbalha, Ceará. Os tratamentos foram distribuídos em blocos inteiramente casualizados, em 5 repetições, empregando-se o esquema fatorial 2 x 2 x 6. Independentemente da cultivar, apesar de a água salina inibir a germinação e o desenvolvimento das plantas, os efeitos foram mais acentuados nos tratamentos com menor volume do substrato. Ambos os cultivares sofreram mais a ação da salinidade no crescimento inicial que por ocasião da germinação das sementes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gerônimo Ferreira da Silva, CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - UFAL

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Produção Vegetal na mesma universidade. Doutorando do Curso de Fitotecnia na UFERSA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade, Manejo do Solo, Mecanização Agrícola, Adubação e Aplicação de defensivos agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: integração lavoura-pecuária, cobertura morta, produtividade, alocação e acúmulo de matéria seca e produção e produtividade de grãos.

Published

05-07-2011

How to Cite

FERREIRA DA SILVA, G.; SANTOS OLIVEIRA, G. dos; RIBEIRO DO NASCIMENTO, J. J. V.; GOMES PEREIRA, R.; COSTA PAIVA, M. R. de F. GERMINAÇÃO E CRESCIMENTO INICIAL DE MAMONEIRAS IRRIGADAS COM ÁGUA SALINA EM DIFERENTES VOLUMES DE SUBSTRATO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 135–142, 2011. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/556. Acesso em: 22 jan. 2025.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)