POTÁSSIO, BIOFERTILIZANTE BOVINO E COBERTURA DO SOLO: EFEITO NO CRESCIMENTO DO MARACUJAZEIRO-AMARELO

Authors

  • Vinícius Batista Campos Universidade Federal da Paraíba
  • Lourival Ferreira Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Thelmo de Albuquerque Morais Universidade Federal da Paraíba
  • José Carlos de Menezes Júnior Universidade Federal de Campina Grande
  • Stella da Silva Prazeres Universidade Federal da Paraíba

Abstract

O cultivo do maracujazeiro-amarelo tradicionalmente é realizado com o emprego de fertilizantes sintéticos, entretanto, nas últimas décadas, vem crescendo a utilização de insumos orgânicos em todo mundo. Nesse sentido, objetivou-se avaliar o comportamento vegetativo do maracujazeiro-amarelo em solo com biofertilizante, potássio e cobertura morta. O trabalho foi conduzido no município de Remígio no período de novembro de 2005 a fevereiro de 2006, em blocos inteiramente casualizados com três repetições em um esquema fatorial de 5x2x2, correspondente a cinco níveis de potássio (0; 10; 15; 20 e 25 g planta-1), na ausência e presença do biofertilizante bovino na razão de 1:4, sendo fornecido 15 L por m2 , no solo com e sem cobertura morta das covas com restos de cultura em camadas de 5 cm de espessura. O potássio foi aplicado aos 30 dias após o plantio e a cada 60 dias. O biofertilizante foi adicionado ao solo 30 dias antes e 90 dias após o plantio. Pelos resultados, a adição do potássio não influenciou significativamente nenhuma variável de crescimento do maracujazeiro-amarelo. O biofertilizante bovino estimulou o crescimento das plantas reduzindo em sete dias o período da poda da haste principal e dos ramos laterais. O diâmetro foi estatisticamente superior nas plantas onde se utilizou a cobertura morta. O número de ramos produtivos foi significativamente superior estatisticamente nas plantas tratadas com biofertilizante e sem cobertura morta do solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vinícius Batista Campos, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo, Mestrando em Manejo de solo e água. Possui experiência nos seguintes temas: Salinidade, manejo de solo e água, maracujazeiro-amarelo e biofertilizantes.

Lourival Ferreira Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Prof. Dr. Departamento de Solos e Engenharia Rural, Centro de Ciências Agrárias, UFPB. Tem experiência na área de Manejo de solos afetados por sais, física do solo e fruticultura tropical.

Thelmo de Albuquerque Morais, Universidade Federal da Paraíba

pesquisador Voluntário do projeto

José Carlos de Menezes Júnior, Universidade Federal de Campina Grande

Engenheiro Agrônomo, estudante de pós-graduação em Zootecnia, CTRN, UFCG.

Stella da Silva Prazeres, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Agronomia, bolsista PIBIC/CNPq/UFPB.

Published

27-06-2008

How to Cite

CAMPOS, V. B.; CAVALCANTE, L. F.; MORAIS, T. de A.; DE MENEZES JÚNIOR, J. C.; PRAZERES, S. da S. POTÁSSIO, BIOFERTILIZANTE BOVINO E COBERTURA DO SOLO: EFEITO NO CRESCIMENTO DO MARACUJAZEIRO-AMARELO. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 78–86, 2008. Disponível em: https://gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/98. Acesso em: 22 jan. 2025.

Issue

Section

ARTICLES

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>