Percepção do papel da vermicompostagem em plantas apícolas pelos agricultores familiares
Palavras-chave:
húmus, minhocultura, percepção, conservação do solo.Resumo
O vermicomposto é um adubo orgânico muito rico cuja tendência de produção está se tornando popular a cada dia, seja para utilização e venda do vermicomposto ou venda de matrizes de minhocas, o que fortalece a renda familiar. Entretanto, sua compreensão pelos agricultores ainda necessita de mais atenção e divulgação. O objetivo desse estudo foi determinar a percepção dos agricultores sobre o uso e os efeitos benéficos do vermicomposto. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com 50 entrevistados selecionados aleatoriamente nos municípios de Sumé, Coxixola e São José dos Cordeiros no ano de 2022. A maioria (88,4%) dos entrevistados afirmou não ter conhecimento sobre a produção, uso e benefícios do húmus de minhoca, enquanto 8,6% que afirmou já ter tido a experiência de montagem de uma vermicomposteira, apresentando uma percepção moderada sobre o húmus. Apenas 3,0% dos participantes da pesquisa mostrou uma relação positiva significativa, mencionando que faz a vermicomostagem com frequência, elencando como benefícios do húmus de minhoca a melhoria da saúde do solo e a nutrição das plantas. De modo geral, todos os participantes mencionaram falta de orientação e assistência técnica para aprimorar a atividade. Assim, a organização de ações de treinamento poderia abrir caminho para uma percepção mais elevada do vermicomposto, fortalecendo a expansão da tecnologia na área que tem o potencial de aumentar a produtividade sustentável das culturas, a conservação do solo e potencializar a renda das pessoas do campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 José Ilton, Rogerio Andrade Emídio, Danielle de Freitas Costa, Ivson de Sousa Barbosa, Rhuan do Espirito Santo e Silva, Adriana de Fátima Meira Vital
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.