Respostas anafiláticas e seus prognósticos na medicina Veterinária
Palavras-chave:
Anafilaxia; Sintomatologia; Prognóstico; Urticária.Resumo
Na clínica de pequenos animais surgem sempre casos envolvendo acidentes com insetos e geralmente são animais que dão entrada em ambiente hospitalar por terem sido picados por abelhas que comumente vivem no mesmo ambiente que os animais de companhia e que possivelmente causam em animais reações anafiláticas. A gravidade da reação é dose dependente, ou seja, é avaliado pela quantidade de veneno injetado no animal para que ele evolua em respostas mais graves. A sintomatologia pode ser aparente de forma imediata em casos de grande inoculação de veneno nos animais ou até reações mais leves como urticária, edema; As respostas anafiláticas podem ser classificadas como imunológicas por IgE, normalmente essas reações mais comuns são reconhecidas na clínica e são causadas por insetos, animais peçonhentos, medicamentos e alimento. Mediadas por IgG que são reações à transfusão sanguínea ou doenças autoimunes, como também as reações anafilatóide caracterizadas por fatores físicos ou medicamentos quimioterapicos. O prognóstico de cada reação anafilática vai depender da severidade e progressão da reação no animal, pode ser levado em consideração animais que possuam patologias já identificadas e que possam evoluir para sinais clínicos graves, sendo assim, necessário identificar o nível de gravidade em que os sinais estão presentes no animal. No entanto, nesses casos o prognóstico deve ser definido sempre quando o tratamento é instaurado adequadamente e o animal terá evolução do seu quadro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Eliza da Cruz Silva, Jamily Martins Silva, Renata Elias Ribeiro, Sara Barbosa sousa, Tiel Travasso Moura, Vanessa Eulália Silva Bezerra Fernandes; Thyago Araújo Gurjão; José Matias Porto Filho, Francisco de Assys Romero da Mota Sousa, Nágela Maria, Patricio Borges Maracajá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.