Comparação da qualidade de hidromel em embalagens de vidro âmbar e de plástico
Palavras-chave:
Hidromel; Embalagens alimentícias; bebidas fermentadas; qualidade de alimentosResumo
O hidromel é uma bebida alcoólica natural, feita através do processo de fermentação do mel e da água. É considerado uma das bebidas mais antigas que existem, sendo consumida há muito tempo. A qualidade do hidromel pode ser influenciada pelo tipo de embalagem utilizada. Um estudo foi realizado no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Pombal, com o objetivo de comparar a qualidade do hidromel armazenado em embalagens de vidro âmbar e de plástico. Os parâmetros analisados foram o pH, a acidez total titulável (ATT), os sólidos solúveis (°Brix) e a turbidez. Os resultados mostraram que o pH na embalagem de vidro foi de 4,2, enquanto na embalagem de plástico foi de 4,4. A ATT foi maior na embalagem de vidro (5,43 gNaOH/100g) do que na de plástico (5,38 gNaOH/100g), indicando uma maior acidez do hidromel na embalagem de vidro. Os valores de °Brix foram semelhantes nas duas embalagens, com 11 para a embalagem de plástico e 11,5 para a embalagem de vidro, sugerindo que a concentração de açúcares não foi significativamente alterada pelo tipo de embalagem. A turbidez foi maior na embalagem de plástico (9.2 NTU) do que na de vidro (8.35 NTU). Isso pode ser atribuído à maior permeabilidade ao oxigênio e à luz da embalagem de plástico, que pode favorecer a formação de compostos indesejáveis. Em resumo, a embalagem de vidro âmbar apresentou melhor qualidade de hidromel do que a de plástico. Isso sugere que a embalagem de vidro âmbar é mais adequada para a conservação dessa bebida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kenia Alves Pereira, Yanara Gomes de Oliveira , Thalison Gustavo da Costa Antunes, Astrid Lopes Freire Léo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.