Elaboração e aceitação sensorial de bolinhos de tilápia (oreochromis niloticus) enriquecida com mandioca (manihot esculenta crantz)
Resumo
A pesca tem participado do grande desafio mundial de aumentar a oferta de alimentos e de contribuir para o desenvolvimento nutricional de milhões de pessoas e assim, essa atividade cumpre um importante papel econômico e social. O Brasil possui capacidade de produção de pescado levando em consideração a boa qualidade da água e o clima tropical bastante favorável para a implantação da piscicultura. A mandioca é uma cultura que tem grande importância na alimentação humana, e caracteriza-se pela grande capacidade de produção de amido, tem grande adaptabilidade aos diferentes ecossistemas, o que possibilita seu cultivo praticamente em todo território nacional. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a aceitabilidade de bolinhos de tilápia em três concentrações diferentes, os bolinhos foram elaborados com 30%, amostra 1, 40% amostra 2 e 50% amostra 3 da tilápia, essas concentrações foram adicionadas a mandioca, ambas previamente cozidas e temperadas. Foi realizado o teste sensorial de aceitação, para os atributos: suculência, textura, aroma, cor, sabor, aceitação global e intenção de compra do produto. Em relação as peculiaridades do pescado e da mandioca, este trabalho foi realizado visando a importância das propriedades nutricionais que os mesmos exercem, auxiliando na dieta humana, tornando-a mais saudável e equilibrada. A análise sensorial foi realizada com 60 provadores não treinados submetidos ao teste de aceitação. As amostras foram identificadas com três dígitos aleatórios e servidas aos provadores de forma casualisada, juntamente com biscoito de água e sal e água mineral. Os dados foram coletados em fichas e então submetidos a análise de variância pelo teste de Tukey (com significância a 5%) para comparação das médias. O atributo aroma diferiu entre os demais com média 7,8±1,30 da amostra 1 e média 7,89±1,12 da amostra 3. Os resultados demostraram que a elaboração do bolinho de tilápia obteve uma elevada aceitação por parte dos consumidores avaliados.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.