Caracterização físico-química da banana prata verde (Musa ssp)
Resumo
A banana prata (Musa spp) é uma das frutas que mais se destaca no mundo devido a sua composição e ampla comercialização. A banana prata verde, além de possuir uma vida mais longa do que o fruto já maduro, é um produto com elevado teor de carboidratos de lenta digestão, principalmente o amido resistente. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características físico-químicas de bananas não maturadas com aparência externa no estádio 1 de amadurecimento (verde). Estes dados serão importantes para a adequada seleção dos frutos para processamento quando se tem como objetivo oferecer uma matéria prima com alto teor de amido resistente. A banana foi adquirida no mercado local da cidade de Pombal (PB), encaminhada ao Laboratório de Tecnologia de Grãos e Cereais da UFCG, onde foram limpas em água corrente e cloradas a 20 ppm por 15 minutos seguidas do descascamento manual usando-se facas inoxidáveis. A banana foi triturada obtendo-se uma massa para facilitar na realização das análises de determinações de umidade, pH, acidez, Brix, cinzas, proteínas e açúcares de acordo com metodologia proposta pelo Instituto Adolfo Lutz. A banana verde apresentou 30,45% de umidade, 0,92% de cinzas, 0,85% de proteínas, pH e Brix de 5,4 e 2,8 respectivamente. Com relação aos açúcares, a banana verde não apresentou valor para açúcares redutores, este fato se deve ao estádio de maturação do produto estudado, pois quando a banana esta verde suas reservas energéticas ainda não foram convertidas a glicídios redutores, confirmando a presença de amido. De acordo com as características físico-química, a banana verde encontra-se com o seu teor de pH, Brix e umidade dentro dos limites, quando comparadas com outras literaturas. Já quanto ao conteúdo de cinzas e proteínas encontram-se um pouco abaixo. Contudo, é viável para o processo de obtenção da farinha de banana verde, visando o enriquecimento dos alimentos, podendo ser utilizada em produtos de panificação.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.