Formulação de sopão com hortaliças desidratadas e espessantes sem glúten
Resumo
A sopa tem enorme importância em nossa alimentação pela variedade de nutrientes que nos fornece, como também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional. Devido ao crescimento do consumo de produtos nutritivos e de fácil preparo, o objetivo deste estudo foi produzir sopões com hortaliças desidratadas e espessantes sem glúten. Foram formulados cinco sopões utilizando: abóbora caboclo e leite, batata inglesa, cenoura, cebola, coentro, pimentão amarelo, pimentão vermelho, tomate e alho desidratados, sal e espessantes como: fubá de milho, gelatina em pó, farinha de milho, amido de milho, fécula de mandioca e farinha de arroz. Os sopões foram avaliados quanto à atividade de água e composição centesimal. A formulação do sopão no qual foi utilizado o fubá de milho e a gelatina como espessante, apresentou maior teor de proteínas (11,31%) e o sopão que utilizou a fécula de mandioca como espessante, apresentou maior teor calórico, com 333,82 kcal /100g. Todas as formulações apresentaram tempo de cozimento semelhante, com 20 minutos de duração. De acordo com os resultados obtidos, os sopões apresentaram características organolépticas de cor, odor, sabor e textura agradáveis, com boa qualidade nutricional, praticidade e seguro para portadores de doença celíaca.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.