Qualidade da rapadura processada em um engenho no município de
Resumo
A rapadura é considerada como produto de baixo nível tecnológico, agregada as condições desfavoráveis de comercialização, a cultura do consumo, o descaso com as normas de higiene e o conservadorismo dos proprietários de engenhos e sua conseqüente desvalorização. Este trabalho tem como objetivo avaliar condições de processamento da rapadura, buscando um produto dentro dos requisitos de segurança alimentar. A pesquisa do tipo bibliográfica e documental. Os dados foram coletados a partir de visitas técnicas, imagens digitais e entrevista com o proprietário da unidade. Para a avaliação utilizaram-se pontos relacionados com estrutura física, utensílios, água, manipuladores e o processamento. Para cada ponto observado foram feitas recomendações de medidas corretivas. Foram observados os seguintes pontos: água de poço sem tratamento prévio, piso desgastado e desnivelado, paredes e teto com acúmulo de mofo, iluminação deficiente, instalações sanitárias desativadas, bagaço armazenado em local inadequado, ausência de lixeiras, uso de utensílios de madeira, manipuladores sem fardamento e limpeza ineficiente. Existe um grande desafio para o proprietário do engenho estudado: processar com qualidade, sem desvalorizar características artesanais da rapadura. O desenvolvimento de estratégias de implementação dos requisitos observados neste trabalho contribuem para a oferta de um produto seguro do ponto de vista higiênico.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.