COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM: CONTEXTO ORGANIZACIONAL E EDUCACIONAL

Autores

Palavras-chave:

Competência; Organizacional; Formação Profissional; Habilidades.

Resumo

A definição de competência por Guy Le Boterf destaca a capacidade de combinar recursos para alcançar resultados satisfatórios, enfatizando a necessidade de mobilizar conhecimentos e habilidades de maneira eficaz. Outras perspectivas, como as de Michele Pellerey e a Organização Mundial da Saúde, complementam essa visão, ressaltando a habilidade de integrar conhecimentos, habilidades e atitudes em contextos específicos. Desta forma, este artigo tem como objetivo compreender as definições de competência nos contextos organizacional e de educação e formação profissional. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória, de natureza qualitativa, realizada em junho de 2024, nas bases de dados SciELO e PubMed. Foram selecionados artigos originais em português que abordavam competência organizacional ou educacional, utilizando os termos de busca "competence" AND ("organizational" OR "education"), excluindo trabalhos incompletos ou repetidos e aqueles fora do escopo proposto. A interseção entre cultura organizacional e competência revela-se crucial para o dinamismo e o sucesso das organizações modernas. Nesta senda, analisar a capacidade dos colaboradores de aplicar conhecimento, resolver problemas e colaborar eficazmente contribui diretamente para os objetivos organizacionais, fortalecendo a inovação, a eficiência operacional e a satisfação geral. Investir numa cultura que apoie o desenvolvimento dessas competências não só eleva o desempenho individual, mas também posiciona a empresa de forma competitiva no mercado global, pronta para enfrentar desafios com resiliência e inovação contínua.

Biografia do Autor

Talyana Gentil Dias, Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP (UFCG-CCJS), Sousa, Paraíba

Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Graduada em Contabilidade pela UFRN e Mestranda em Administração Pública pelo PROFIAP-UFCG.

Augusto César de Assis Braga, Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP (UFCG-CCJS), Sousa, Paraíba

Advogado. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestrando pelo Mestrado Profissional em Administração Pública. Atualmente é Assistente administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Alexandre Wallace Ramos Pereira, Mestrado Profissional em Administração Pública PROFIAP (UFCG-CCJS), Sousa, Paraíba

Doutor em Administração (área de concentração em Gestão e Regionalidade) pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Gestão e Análise Ambiental e Especialista em Novas Tecnologias na Educação, ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Graduado em Administração, também pela UEPB. Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis (UACC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É docente permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/ANDIFES/UFCG).

Referências

BARENJI, R. V.; HASHEMIPOUR, M.; GUERRA-ZUBIAGA, D. A. Developing a competency-assisted collaborative promotion modeling framework in higher education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 107, p. 112-119, 2013.

BOYATZIS, R. E. Competence at work. Motivation and society, p. 221-243, 1982.

CARDANO, M. Manual de pesquisa qualitativa. Uma contribuição da teoria da argumentação Petrópolis: Vozes, 2017.

CETINDAMAR, D.; PHAAL, R.; PROBERT, D. R. Technology management as a profession and the challenges ahead. Journal of Engineering and Technology Management, v. 41, p. 1-13, 2016.

DREJER, A. Frameworks for the magement of technology: towards a contingent approach. Technology Analysis & Strategic Management, v. 8, n. 1, p. 9-20, 1996.

FALAKI, B.; KHALIDI IDRISSI, M.; BENNANI, S. A formative assessment model within the competency-based-approach for an individualized e-learning path. World Academy of Science, Engineering and Technology, International Journal of Social, Behavioral, Educational, Economic, Business and Industrial Engineering, v. 4, n. 4, p. 464-468, 2010.

GARDELLIANO, S. UNIDO competencies: strengthening organizational core values and managerial capabilities. Technical report. Vienna: United Nations Industrial Development Organization, 2002.

GOULART, V. G.; LIBONI, L. B.; CEZARINO, L. O. Balancing skills in the digital transformation era: The future of jobs and the role of higher education. Industry and Higher Education, v. 36, n. 2, p. 118-127, 2022.

GREEN, F. What is Skill? An Inter-Disciplinary Synthesis. London: Centre for Learning and Life Chances in Knowledge Economies and Societies, 2011. Disponível em: http://www.llakes.org/wp-content/uploads/2011/02/Green-What-is-Skill-reduced.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.

HODSON, D. Assessment of practical work: Some considerations in philosophy of science. Science & Education, v. 1, p. 115-144, 1992.

HUEY YIING, L.; ZAMAN BIN AHMAD, K. The moderating effects of organizational culture on the relationships between leadership behaviour and organizational commitment and between organizational commitment and job satisfaction and performance. Leadership & Organization Development Journal, v. 30, n. 1, p. 53-86, 2009.

KANG, E.; LEE, H. Employee compensation strategy as sustainable competitive advantage for HR education practitioners. Sustainability, v. 13, n. 3, p. 1049, 2021.

KERR, J.; SLOCUM JR, J. W. Managing corporate culture through reward systems. Academy of Management Perspectives, v. 19, n. 4, p. 130-138, 2005.

LE BOTERF, G. Construire les compétences individuelles et collectives, éditions d'Organisation. 2000.

LEONARD-BARTON, D. Wellspring of knowledge. Harvard Business School Press, Boston, MA, v. 16, p. 334, 1995.

LEY, T.; ALBERT, D. Identifying employee competencies in dynamic work domains: Methodological considerations and a case study. J. Univers. Comput. Sci., v. 9, n. 12, p. 1500-1518, 2003.

MASWANI, S.T.Y.R.; RINA, A. The relationship between organizational culture and job satisfaction towards organizational commitment and employee performance. Russian Journal of Agricultural and Socio-Economic Sciences, v. 88, n. 4, p. 144-152, 2019.

NETO, H. L.; MORAIS W. C. de. Contribuições epistemológicas da análise econômica em direito empresarial. LIBERTAS: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 6, n. 1, p. 75-86, 2016.

NIKPOUR, A. The impact of organizational culture on organizational performance: The mediating role of employee’s organizational commitment. International Journal of Organizational Leadership, v. 6, p. 65-72, 2017.

OECD. An OECD Learning Framework 2030. The Future of Education and Labor, p. 23-35, 2019.

OECD. PISA 2024 strategic vision and direction for science. Issue March 2020. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA-2024-Science-Strategic-Vision-Proposal.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.

PAQUETTE, G. Modélisation des connaissances et des compétences. Puq, 2002.

PELLEREY, M. Le competenze individuali e il portfolio. La Nuova Italia, 2004.

PEREIRA, T.; AMARAL, A.; MENDES, I. A Competency Definition Based on the Knowledge, Skills, and Human Dispositions Constructs. In: International Conference on Internet of Everything. Cham: Springer Nature Switzerland, 2022. p. 29-38.

SAMPSON, D.; FYTROS, D. Competence models in technology-enhanced competence-based learning. In: Handbook on information technologies for education and training. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, p. 155-177, 2008.

SHAHZAD, F. Impact of organizational culture on employees’ job performance: An empirical study of software houses in Pakistan. International Journal of Commerce and Management, v. 24, n. 3, p. 219-227, 2014.

SOARES, C. B. et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n.2, p. 335-345, 2014.

THIER, M.; DAVISS, B. The New Science Literacy: Using Language Skills to Help Students Learn Science. Portsmouth, NH: Heinemann, 2002.

WHO. World Health Organization. Global competency and outcomes framework for universal health coverage. Geneva: World Health Organization, 2022.

ZUBAITĖ, A. " The impact of organizational culture on project performance: empowerment perspective". Tese de Doutorado. Vilniaus universitetas. 2022.

Downloads

Publicado

2025-04-02

Como Citar

Dias, T. G., Braga, A. C. de A., & Pereira, A. W. R. (2025). COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM: CONTEXTO ORGANIZACIONAL E EDUCACIONAL. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 14(1), 66–72. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/11304