COMPETÊNCIAS E APRENDIZAGEM: CONTEXTO ORGANIZACIONAL E EDUCACIONAL
Palavras-chave:
Competência; Organizacional; Formação Profissional; Habilidades.Resumo
A definição de competência por Guy Le Boterf destaca a capacidade de combinar recursos para alcançar resultados satisfatórios, enfatizando a necessidade de mobilizar conhecimentos e habilidades de maneira eficaz. Outras perspectivas, como as de Michele Pellerey e a Organização Mundial da Saúde, complementam essa visão, ressaltando a habilidade de integrar conhecimentos, habilidades e atitudes em contextos específicos. Desta forma, este artigo tem como objetivo compreender as definições de competência nos contextos organizacional e de educação e formação profissional. Trata-se de uma revisão bibliográfica exploratória, de natureza qualitativa, realizada em junho de 2024, nas bases de dados SciELO e PubMed. Foram selecionados artigos originais em português que abordavam competência organizacional ou educacional, utilizando os termos de busca "competence" AND ("organizational" OR "education"), excluindo trabalhos incompletos ou repetidos e aqueles fora do escopo proposto. A interseção entre cultura organizacional e competência revela-se crucial para o dinamismo e o sucesso das organizações modernas. Nesta senda, analisar a capacidade dos colaboradores de aplicar conhecimento, resolver problemas e colaborar eficazmente contribui diretamente para os objetivos organizacionais, fortalecendo a inovação, a eficiência operacional e a satisfação geral. Investir numa cultura que apoie o desenvolvimento dessas competências não só eleva o desempenho individual, mas também posiciona a empresa de forma competitiva no mercado global, pronta para enfrentar desafios com resiliência e inovação contínua.
Referências
BARENJI, R. V.; HASHEMIPOUR, M.; GUERRA-ZUBIAGA, D. A. Developing a competency-assisted collaborative promotion modeling framework in higher education. Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 107, p. 112-119, 2013.
BOYATZIS, R. E. Competence at work. Motivation and society, p. 221-243, 1982.
CARDANO, M. Manual de pesquisa qualitativa. Uma contribuição da teoria da argumentação Petrópolis: Vozes, 2017.
CETINDAMAR, D.; PHAAL, R.; PROBERT, D. R. Technology management as a profession and the challenges ahead. Journal of Engineering and Technology Management, v. 41, p. 1-13, 2016.
DREJER, A. Frameworks for the magement of technology: towards a contingent approach. Technology Analysis & Strategic Management, v. 8, n. 1, p. 9-20, 1996.
FALAKI, B.; KHALIDI IDRISSI, M.; BENNANI, S. A formative assessment model within the competency-based-approach for an individualized e-learning path. World Academy of Science, Engineering and Technology, International Journal of Social, Behavioral, Educational, Economic, Business and Industrial Engineering, v. 4, n. 4, p. 464-468, 2010.
GARDELLIANO, S. UNIDO competencies: strengthening organizational core values and managerial capabilities. Technical report. Vienna: United Nations Industrial Development Organization, 2002.
GOULART, V. G.; LIBONI, L. B.; CEZARINO, L. O. Balancing skills in the digital transformation era: The future of jobs and the role of higher education. Industry and Higher Education, v. 36, n. 2, p. 118-127, 2022.
GREEN, F. What is Skill? An Inter-Disciplinary Synthesis. London: Centre for Learning and Life Chances in Knowledge Economies and Societies, 2011. Disponível em: http://www.llakes.org/wp-content/uploads/2011/02/Green-What-is-Skill-reduced.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.
HODSON, D. Assessment of practical work: Some considerations in philosophy of science. Science & Education, v. 1, p. 115-144, 1992.
HUEY YIING, L.; ZAMAN BIN AHMAD, K. The moderating effects of organizational culture on the relationships between leadership behaviour and organizational commitment and between organizational commitment and job satisfaction and performance. Leadership & Organization Development Journal, v. 30, n. 1, p. 53-86, 2009.
KANG, E.; LEE, H. Employee compensation strategy as sustainable competitive advantage for HR education practitioners. Sustainability, v. 13, n. 3, p. 1049, 2021.
KERR, J.; SLOCUM JR, J. W. Managing corporate culture through reward systems. Academy of Management Perspectives, v. 19, n. 4, p. 130-138, 2005.
LE BOTERF, G. Construire les compétences individuelles et collectives, éditions d'Organisation. 2000.
LEONARD-BARTON, D. Wellspring of knowledge. Harvard Business School Press, Boston, MA, v. 16, p. 334, 1995.
LEY, T.; ALBERT, D. Identifying employee competencies in dynamic work domains: Methodological considerations and a case study. J. Univers. Comput. Sci., v. 9, n. 12, p. 1500-1518, 2003.
MASWANI, S.T.Y.R.; RINA, A. The relationship between organizational culture and job satisfaction towards organizational commitment and employee performance. Russian Journal of Agricultural and Socio-Economic Sciences, v. 88, n. 4, p. 144-152, 2019.
NETO, H. L.; MORAIS W. C. de. Contribuições epistemológicas da análise econômica em direito empresarial. LIBERTAS: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 6, n. 1, p. 75-86, 2016.
NIKPOUR, A. The impact of organizational culture on organizational performance: The mediating role of employee’s organizational commitment. International Journal of Organizational Leadership, v. 6, p. 65-72, 2017.
OECD. An OECD Learning Framework 2030. The Future of Education and Labor, p. 23-35, 2019.
OECD. PISA 2024 strategic vision and direction for science. Issue March 2020. Disponível em: https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA-2024-Science-Strategic-Vision-Proposal.pdf. Acesso em: 12 jun. 2024.
PAQUETTE, G. Modélisation des connaissances et des compétences. Puq, 2002.
PELLEREY, M. Le competenze individuali e il portfolio. La Nuova Italia, 2004.
PEREIRA, T.; AMARAL, A.; MENDES, I. A Competency Definition Based on the Knowledge, Skills, and Human Dispositions Constructs. In: International Conference on Internet of Everything. Cham: Springer Nature Switzerland, 2022. p. 29-38.
SAMPSON, D.; FYTROS, D. Competence models in technology-enhanced competence-based learning. In: Handbook on information technologies for education and training. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, p. 155-177, 2008.
SHAHZAD, F. Impact of organizational culture on employees’ job performance: An empirical study of software houses in Pakistan. International Journal of Commerce and Management, v. 24, n. 3, p. 219-227, 2014.
SOARES, C. B. et al. Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 48, n.2, p. 335-345, 2014.
THIER, M.; DAVISS, B. The New Science Literacy: Using Language Skills to Help Students Learn Science. Portsmouth, NH: Heinemann, 2002.
WHO. World Health Organization. Global competency and outcomes framework for universal health coverage. Geneva: World Health Organization, 2022.
ZUBAITĖ, A. " The impact of organizational culture on project performance: empowerment perspective". Tese de Doutorado. Vilniaus universitetas. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Talyana Gentil Dias, Augusto César de Assis Braga, Alexandre Wallace Ramos Pereira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.