TIPOS DE PELAGENS DOS FILHOS DE REPRODUTORES MACHOS “PO” DA RAÇA QUARTO DE MILHA EM MICROREGIÃO DO SERTÃO PARAIBANO
Resumo
Objetivou-se avaliar os tipos de pelagens dos filhos de reprodutores machos “PO” da raça quarto de milha em Microregião do Sertão Paraibano. Os dados foram coletados de criatórios de equinos da raça Quarto de Milha P.O., localizados nos municípios de São Bento e Brejo do Cruz. As informações constam de uma caderneta de monta padrão da raça, recomendada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha. Os animais avaliados foram: DOM ROXAO ETERNALADY-P109413 de pelagem tordilha; HERCULES APOLLO MRL –P095828 de pelagem castanha; DEGAS JAY -P117270 de pelagem cremelo; CAMBARA GOLDEN – P090388 de pelagem alazão. De acordo com os dados das fichas de registro genealógico da ABQM, entre os anos de 2007 até 2011, do total de 78 crias nascidas 39 foram fêmeas e 39 machos, sendo que DOM ROXAO ETERNALADY originou 22 fêmeas e 17 machos, HERCULES APOLLO MRL originou 11 fêmeas e 5 machos, DEGAS JAY originou 1 fêmeas e 4 machos, CAMBARA GOLDEN originou 5 fêmeas e 13 machos. A pelagem tordilho foi a predominante (27 animais), seguida pela pelagem alazão (22 animais) e pelagem castanho (11 animais). A valorização do tipo de pelagem que estiver na moda entre os criadores, é quem vai definir a maior ou menor predominância do tipo de pelagem dos produtos futuros.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.