DENSIDADE DE ESPÉCIES HERBÁCEAS EM UMA CAATINGA RALEADA E ENRIQUECIDA COM CAPIM CORRENTE NA FASE INICIAL
Resumo
Esse trabalho teve como objetivo verificar a densidade de espécies herbáceas em uma caatinga raleada e enriquecida com capim corrente, visto que a técnica do raleamento e enriquecimento podem levar a grandes mudanças no estrato herbáceo. Esse trabalho foi realizado na fazenda Lameirão – NUPEÁRIDO – UFCG/CSTR campus de Patos/PB em pleno semiárido nordestino numa área de caatinga em estagio inicial de sucessão secundária. O capim corrente apresentou uma menor densidade, pois sofreu varias diminuições de plantas ou sementes. Já a alfazema foi à espécie que apresentou a maior densidade, seguidas por espécies que podem melhorar os níveis nutricionais da forragem, como centrosema, estilosantes e trevo-branco. O capim corrente pode apresentar perfilhos mesmo em anos de repetidas perdas de plantas emergidas e a alfazema pode comprometer a germinação de sementes de outras espécies por apresentar alta densidade e rápido crescimento.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.