LEVANTAMENTO DA FLORA APÍCOLA DO ESTRATO HERBÁCEO EM MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DE CATOLÉ DO ROCHA-PB.
Resumo
Objetivou-se com este estudo realizar um levantamento sobre a flora apícola do estrato herbáceo em municípios da microrregião de Catolé do Rocha-PB. O levantamento dos dados foi realizado através da aplicação de questionários, onde foram levantados dados sobre os aspectos ecológicos e da flora, com 55 apicultores dos municípios de Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó e Riacho dos Cavalos-PB. Para a manutenção do pasto apícola 96% evitam queimadas e desmatamentos, sendo que 52,7% dos apicultores informaram que a polinização das culturas é a principal contribuição dada pelas abelhas, garantindo a manutenção dos ecossistemas vegetais. Em relação à flora herbácea a mesma esteve representada por 17 famílias, 36 gêneros e 36 espécies. A família Fabaceae apresentou o maior número de espécies, seguida pelas Rubiaceae, Convoulvulaceae e Malvaceae, respectivamente. Existe a necessidade de estudos relacionados aos estratos da vegetação nativa, uma vez que as espécies herbáceas é quem garante a produção na época das chuvas, sendo este o estrato menos estudado quando comparados com os demais.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.