Posicionamento de colmeias de Apis mellifera em apiários na Caatinga
Palavras-chave:
Direção. Forrageamento. Ponto cardeal.Resumo
O trabalho objetivou determinar qual o melhor posicionamento do alvado em colmeias povoadas com Apis mellífera, e relacionar com os fatores climáticos. Foram coletados dados de cinco colmeias recém-povoadas durante os meses de janeiro a julho de 2016 no município de Manari-Pernambuco. Em cada colmeia foram perfurados quatro orifícios de 2cmx2cm nos quatro lados, mantendo assim a entrada original fechada para não influenciar nos resultados. Foi utilizado o Delineamento Inteiramente Casualizado-DIC. Durante a pesquisa foram registrados a quantidade de abelhas que saíram e as que entraram, iniciando às 5:00 h da manhã e terminando as 17:00 h. Cada caixa era observada durante 5 minutos em cada hora. Quatro observadores ficavam posicionados nos quatro lados dos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) com contadores manuais. Os resultados mostraram que houve diferença estatística (p<0,05) no número de abelhas que saíam da colmeia, sendo os lados sul (74,84 ± 23,43 d.p.) e leste (65,67 ± 25,56) preferidos e superiores aos lados norte (22,47 ± 8, 96) e oeste (38,62 ± 19,81). Já para o fluxo de entrada de abelhas o lado norte (6,72 ± 2,57) foi estatisticamente menor (p<0,05) que os lados, leste (51,15 ± 24,67), sul (42,48 ± 17,36) e oeste (41,60 ± 20,44). As abelhas preferem sair e entrar nos horários mais quentes do dia, e que esse fluxo tem relação com a direção dos ventos. Conclui-se que as abelhas preferem mais o lado sul e leste durante o forrageamento, sendo o ponto cardeal norte menos aceito, em decorrência da direção dos ventosDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.