Aspectos econômicos e ambientais da apicultura desenvolvida pela agricultura familiar no sertão do Araripe, Pernambuco
Resumo
Atualmente a apicultura é considerada uma das grandes opções para as regiões do Semiárido nordestino, podendo ser considerada a que melhor remunera o produtor mesmo em anos de adversidades climáticas tão comuns nesta região. Com isto, o objetivo deste trabalho foi fazer uma análise dos aspectos econômicos e ambientais da apicultura no sertão do Araripe. A área de estudo localiza-se na região do Araripe, ocupa uma área de 12.020,3 km². Ocupando parte do semiárido de Pernambuco. O trabalho teve como instrumento de pesquisa um questionário semiestruturado. De acordo com os apicultores, 50% responderam que comercializa o produto produzido como produto bruto, 30%, produto beneficiado, 20% produto no varejo. Tomando-se por base um apicultor que obtém R$ 13.000,00 em média ano, e dividindo por 12 meses tem-se R$ 1.083,00 mensais, ou seja, isso representa uma renda extra para as pequenas propriedades. Sobre os aspectos ambientais foi verificado que 85% dos apicultores possuem seus apiários em áreas destinadas para reserva legal, quando perguntado do ponto de vista de cada um, qual a relação das abelhas com o meio ambiente, 40% responderam que é polinização, 20% alimento, 15% preservação de plantas nativas, 15% equilíbrio do ecossistema e 10% conhecimento. Diante disto, se conclui que a apicultura é uma atividade que se torna importante e deve ser vista como alternativa para a região, relacionando os aspectos econômicos e ambientais, de forma que proporcione a agricultura familiar, a utilização da mão-de-obra da família, fixação do homem no campo e o fortalecimento do associativismo na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.