ESTUDO ETNOBOTÂNICO DE PLANTAS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS, PARAÍBA
Resumo
Objetivou-se com o presente estudo, analisar do ponto de vista etnobotânico, a utilização de plantas medicinais em comunidades rurais do município de Cajazeiras – PB.
A pesquisa foi realizada em comunidades rurais do município de Cajazeiras – PB, no período compreendido entre o dia 09 de novembro e 16 dezembro de 2015. O município Cajazeiras, localiza-se no extremo Oeste da Paraíba, nas coordenadas geográficas 6° 53’ 13” de latitude sul e 38° 23’ 42” de longitude oeste, ocupando uma área de 586,275 km². Está a 298 m de altitude em relação ao nível do mar, com clima do tipo Bsh, quente e seco. Possui uma população de 57.627 habitantes (IBGE/2008), com densidade demográfica de 97,7/km². O município situa-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, na sub- bacia do Rio do Peixe. As plantas medicinais assumem importância estratégica, uma vez que os conhecimentos acumulados pelas comunidades aliados à baixa renda da população e ao deficiente sistema de saúde oficial.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.